Ídolo do Boca confessa ter roubado corrente de zagueiro do Barça em jogo

Do UOL, em São Paulo

  • AFP PHOTO/Daniel GARCIA

    Barijho ganhou duas Libertadores pelo Boca, em 2000 e 2001

    Barijho ganhou duas Libertadores pelo Boca, em 2000 e 2001

Antonio Barijho é um dos jogadores mais vitoriosos da história do Boca Juniors, mas ficou marcado não só pelos títulos, mas também por episódios pouco comuns para um jogador de futebol. E o principal deles se deu contra o Barcelona. Em um amistoso, em 1999, Barijho roubou a corrente de um jogador do time espanhol.

A história ficou famosa na Argentina. O Boca venceu por 3 a 2, com gol de Barijho. Durante a partida, ao ver o holandês Winston Bogarde usando diversas correntes aparentemente de ouro, o atacante do Boca não pensou duas vezes: puxou uma delas em disputa de bola e a roubou.

"O pescoço dele estava todo brilhante. Parecia que ele usava umas 30 correntes, mais ou menos. E aí, em um escanteio, fui disputar o lance com ele e puxei uma corrente do seu pescoço. Bogarde não percebeu e a corrente caiu no gramado. Eu me fiz de bobo, peguei a corrente e a levei para o banco de reservas", contou Barijho em entrevista concedida anos depois.

O ex-atacante também ficou conhecido por sua origem humilde, já que ele era oriundo de uma "villa", uma espécie de favela argentina. Quando foi contratado pelo Boca, por exemplo, ele ainda não tinha onde morar e gastou o primeiro salário em um carro dos mais caros.

O fato, inclusive, rendeu uma bronca: o então técnico do time, Carlos Bianchi, mandou devolver o carro e trocar por um mais simples. Para o treinador, Barijho deveria priorizar a compra de um imóvel para ele e sua família, que vivia em condições precárias.

"Com meu dinheiro faço o que quero. Essa babaquice que disseram sobre o Bianchi me mandar devolver a caminhonete quando estava no Boca era uma babaquice pura, porque Bianchi quer parecer um deus, mas é um fantasma. Melhor ele se preocupar com sua filha", disparou ele tempos depois, referindo-se à filha do treinador que estava envolvida em boatos sobre uso de drogas.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos