Topo

Inglês será suspenso por pelo menos 5 jogos por racismo na 2ª divisão

Reuters / Andrew Yates
Imagem: Reuters / Andrew Yates

Do UOL, em São Paulo

09/11/2016 09h59

O meio-campista Jonjo Shelvey, do Newcastle, pode ser receber uma longa suspensão pela Football Association (FA), a federação inglesa de futebol, por utilizar expressões racistas contra o marroquino Romain Saïss, jogador do Wolverhampton, em partida da segunda divisão do futebol inglês.

As ofensas, contestadas pelo Newcastle, teriam ocorrido no dia 17 de setembro, no St. James Park, durante a derrota para o Wolverhampton por 2 a 0. Saïss tem domínio pequeno da língua inglesa, então o abuso foi relatado por um colega de time à FA imediatamente após a partida.

Segundo o “Guardian”, a entidade realizou uma longa investigação para garantir que sua posição fosse mantida caso o Newcastle e Shelvey apelassem à punição. O meio-campista será suspenso por pelo menos cinco jogos, mas pode ficar afastado por mais tempo – Suárez ficou oito jogos suspenso em 2011 por proferir ofensas racistas a Patrice Evra.

Líder da segunda divisão inglesa, o Newcastle é treinado por Rafa Benítez e tem em Shelvey seu principal articulador no meio-campo. Sua ausência será sentida, já que o vice-líder da competição, Brighton, está a apenas três pontos de distância.