Topo

Pai e filho são babás de Messi e Neymar na Espanha e têm um foco: uni-los

Alvaro Costa posa com Neymar em Barcelona. Dupla está sempre junta pelo mundo - Reprodução/Instagram
Alvaro Costa posa com Neymar em Barcelona. Dupla está sempre junta pelo mundo Imagem: Reprodução/Instagram

João Henrique Marques e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em Barcelona e Belo Horizonte

09/11/2016 06h00

Neymar voa com destino ao Brasil ao lado do amigo Álvaro. À frente no avião estão Messi e o fiel escudeiro Pepe. Os craques do Barcelona não são os personagens centrais dessa história. E sim, Álvaro, 26, e seu pai, Pepe, 55. É a família Costa, catalã e considerada por dirigentes do Barça a principal responsável pela forte amizade dos jogadores. Eles os acompanham para o duelo entre Brasil x Argentina, quinta-feira, no Mineirão, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018.

O trabalho do pai e do filho é basicamente o de cuidar dos craques. Saber dos problemas - buscar soluções -, negociar em nome deles, dar conselhos, participar da vida social. Internamente, chamados de babás de Messi e Neymar. Discretos e reclusos para entrevistas, a função principal: uni-los.

"Sempre existe o primeiro churrasco. Pepe levou Messi para comer na casa de Neymar graças ao Álvaro. Papel de intérprete que geram risadas, elogios, e a coisa cresce. Pepe e Álvaro não deixam chegar desabafos de um sobre o outro. Isso também é ponto-chave em uma guerra de egos como é o mundo de craques do Barcelona", avaliou o jornalista catalão Bruno Alemany, dá rádio Cadena Ser.

Mas como a família Costa atingiu esse status? Pepe é ex-jogador, criado pelo Barcelona nos anos 80, e de carreira em clubes pequenos da Espanha. A volta ao clube foi quando Joan Laporta, presidente de 2003 a 2010, decidiu criar o "Centro de atenção ao jogador", trabalho inspirado em equipes da NBA. Funcionava como uma empresa de gerenciamento de carreiras, e Pepe era o homem com entrada no vestiário. Quem ouvia e administrava queixa dos jogadores.

Pepe Costa, Messi e Pinto - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Pepe Costa, Messi e Pinto
Imagem: Reprodução/Instagram

Pepe joga cartas e fala com Luis Henrique por Messi

A grandeza da importância o fez superar duas trocas de presidente e a extinção do "Centro de atenção". Pepe criou amizade com Messi, passou a fazer parte do dia a dia do argentino, e virou intocável no clube.

"A história conta que Messi não fala com (o técnico) Luis Enrique. Quem media o relacionamento é o Pepe",  destacou o jornalista catalão Felipe Poza, do jornal El Digital.

Em um círculo tão pequeno de amizades de Messi, Pepe hoje é considerado o cabeça. É ele que joga cartas com o argentino em viagens do Barça, almoça em sua casa e o segue para compromissos com a Argentina. Tudo financiado pelo Barcelona.

Com Álvaro, a diferença está na fonte pagadora. Ele é funcionário da Nike, principal patrocinadora de Neymar. O Barcelona só colhe os frutos de um trabalho originado para a adaptação do brasileiro na cidade e que segue dedicado ao relacionamento.

 O "Toiss" catalão fez Neymar entrar no caminho certo em Barcelona

Alvaro Costa ao lado de Neymar e seus parças - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram


Pepe viveu cinco anos no Brasil. Ainda criança, o filho Álvaro adquiriu fluência na língua portuguesa e anos depois colheu o fruto da experiência com Neymar. A fornecedora de material esportivo queria alguém para colocar o brasileiro "na linha", evitando o deslumbramento com o status na Europa. A resposta veio com uma das amizades mais fortes de Neymar.

Via Nike, Álvaro teve contato com Neymar ainda no Brasil, em fase de negociação com o Barça. Só que a função de atuar mais próximo do jogador veio com a mudança para Barcelona. A cidade, amigos, restaurantes, casas noturnas. Tudo foi Álvaro que apresentou em 2013.

O relacionamento profissional quebrou barreiras. Neymar virou amigo de Álvaro em uma época em que os inseparáveis Gil Cebola e Joclécio ainda não moravam em Barcelona - mudança aconteceu em 2014 -. Jogo de pôquer em casa, jantar na cidade, festa, eventos de patrocinador, viagens de lazer. Lá estão os dois, juntos.

Álvaro ganhou apreço dos amigos e da família de Neymar. A juventude e discrição pesaram no bom relacionamento. Para a imprensa de Barcelona, virou o "toiss catalão".

Com tanta intimidade, Neymar também passou a ser presença querida entre os Costa. A família catalã com o gene do relacionamento tem livre acesso no Barcelona e fez o duelo Messi x Neymar servir apenas nos confrontos entre Brasil x Argentina.