Topo

Argentina segue com boas chances de ir à Copa; Brasil está quase lá

Do UOL, em São Paulo

11/11/2016 09h13

A sequência de cinco vitórias do Brasil nas Eliminatórias da América do Sul deixou o país com uma alta probabilidade de garantir uma das quatro vagas diretas para a Copa do Mundo da Rússia. Segundo o site Chance de Gol, a seleção comandada por Tite tem 99,8% de possibilidade de disputar o Mundial sem passar pela repescagem.

Já a Argentina, apesar da derrota por 3 a 0 na última quinta-feira, no Mineirão, segue com boas chances de classificação. Mesmo na sexta colocação, o país tem 62,3% de probabilidade de ter uma vaga direta para a Copa do Mundo e 20,1% de ser o quinto colocado – e assim ter uma última chance de classificação via repescagem.

Com o resultado da última quinta-feira, o Brasil chegou aos 24 pontos, oito a mais do que a Argentina. A comissão técnica brasileira trabalha com a pontuação de 28 como segura para garantir uma vaga no Mundial. De acordo com análise do site Chance de Gol, com este número o Brasil tem 90% de possibilidade de jogar ao menos a repescagem.

Vale lembrar que, para chegar aos números, o site Chance de Gol usa como base as probabilidades calculadas para cada um dos resultados possíveis de cada jogo ainda não realizado do campeonato em questão. Influenciam os cálculos diversos fatores, como o local de jogo (se em casa, fora de casa ou em campo neutro) e a força dos adversários.

Ainda restam sete rodadas para o final das Eliminatórias. Em casa, a Argentina terá pela frente Colômbia, Chile, Venezuela e Peru. Como visitante, os desafios serão contra Bolívia, Uruguai e Equador.

O Brasil, por sua vez, enfrenta em seus domínios Paraguai, Equador e Chile. Fora de casa, o país encara Peru, Uruguai, Colômbia e Bolívia.

Veja as probabilidades das seleções nas Eliminatórias da América do Sul de acordo com o site Chance de Gol.

Vaga direta (4 primeiros)

Brasil – 99,8%
Uruguai – 96,3%
Colômbia – 58,4%
Equador – 25,4%
Chile – 53,9%
Argentina – 62,3%
Paraguai – 1,3%
Peru – 2,8%
Venezuela – quase 0%
Bolívia – quase 0%

Vaga na repescagem (quinto colocado)

Brasil – 0,2%
Uruguai – 2,9%
Colômbia – 23,2%
Equador – 21,1%
Chile – 24,2%
Argentina – 20,1%
Paraguai – 2,3%
Peru – 6,1%
Venezuela – quase 0%
Bolívia – quase 0%
 

Quer receber notícias da seleção brasileira de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.