Topo

Inglaterra e Escócia batem de frente com a Fifa, que fala em mal-entendido

Jogadores da Inglaterra usaram "poppie" vermelha no braço em homenagem aos mortos da 1ª Guerra Mundial -  Reuters / Carl Recine Livepic
Jogadores da Inglaterra usaram 'poppie' vermelha no braço em homenagem aos mortos da 1ª Guerra Mundial Imagem: Reuters / Carl Recine Livepic

Do UOL, em São Paulo

11/11/2016 18h20

Inglaterra e Escócia bateram de frente com a Fifa ao entrarem em campo nesta sexta-feira (11), pelas Eliminatórias da Copa, com o símbolo de uma flor que homenageia os mortos na 1ª Guerra Mundial.

Antes mesmo do clássico, o tema tomou conta do noticiário no Reino Unido, uma vez que o regulamento da Fifa proíbe manifestações políticas no uniforme das seleções, posição defendida pela secretária-geral da entidade, Fatma Samoura, na semana passada em entrevista à BBC. Segundo ela, não há motivos para o país ser tratado de modo diferente.

Apesar da posição da secretária-geral da Fifa, os jogadores de Inglaterra e Escócia entraram em campo com uma faixa preta no braço esquerdo com a flor vermelha estampada. 

Poppie - AFP PHOTO / Ian Kington  - AFP PHOTO / Ian Kington
Imagem: AFP PHOTO / Ian Kington

Chamados de "Poppies", tais flores vermelhas de plástico são utilizadas na roupa pelos britânicos entre o final de outubro e início de dezembro. São usadas desde 1921 para lembrar os mortos na 1ª Guerra Mundial (ocorrida de 1914 a 1918).

A partida entre Inglaterra e Escócia pelas Eliminatórias acontece no dia em que é celebrado o "Remembrance Day" (Dia da Lembrança).

Fifa fala em "distorção dos fatos"

De acordo com reportagem da BBC nesta sexta, a entidade "recuou" da posição de sua secretária-geral e afirmou que "a percepção de que Fifa baniu qualquer coisa é uma distorção dos fatos".