Espanha deslancha no 2º tempo, vence e lidera grupo da eliminatória

Do UOL, em São Paulo

  • Jorge Guerrero/AFP Photo

Recheada de desfalques, a Espanha deslanchou no segundo tempo e conseguiu derrotar a Macedônia neste sábado (12), por 4 a 0, em casa, pelo grupo G das eliminatórias da Copa do Mundo de 2018.

Com o resultado, os espanhóis mantêm a liderança da chave, com dez pontos. A Itália, que bateu Liechtenstein, também tem dez pontos, mas perde no saldo de gols. A Macedônia, por sua vez, ainda não pontuou. Tem quatro derrotas em quatro jogos.

A Espanha teve alguns desfalques importantes, como o atacante Diego Costa, do Chelsea, lesionado, e só conseguiu empolgar os seus torcedores no segundo tempo, quando marcou três gols (com Vitolo, Monreal e Aduriz).

Na primeira etapa, conseguiu balançar as redes graças a um gol contra de Velkoski.

O melhor: Vitolo

Vitolo formou o trio de ataque da Espanha com Morata e Silva. O jogador do Sevilla se movimentou muito e, ao contrário de Morata, que perdeu boas chances, não desperdiçou uma oportunidade quando ficou cara a cara com o goleiro adversário e deixou a sua marca.

O pior: Darko Velkoski

A Macedônia se defendia bem até que o zagueiro Darko Velkoski cabeceou contra o próprio gol e abriu o placar para a seleção espanhola.

Desfalques

O técnico da seleção espanhola, Julen Lopetegui, teve muitos problemas para esta partida. Ele nem pôde convocar jogadores como Iniesta, Sergio Ramos, Piqué, Alba e Javi Martínez. Todos estão lesionados. Além disso, não contou com o brasileiro naturalizado espanhol Diego Costa, que chegou a ser chamado, mas ficou fora da partida. Também por contusão.

Sustos

Marcelo del Pozo/Reuters


A Macedônia entrou em campo com três zagueiros e uma linha de cinco no meio de campo. Mesmo na defesa, a seleção visitante teve a primeira grande chance de gol da partida, logo aos cinco minutos de jogo. Após um escanteio, Mojsov cabeceou livre na área. De Gea salvou. Aos 19 minutos foi a vez de Pandev, em outra cobrança de escanteio e novamente de cabeça, assustar o goleiro.

Domínio espanhol

Apesar dos sustos dos visitantes, a Espanha dominou a partida, como era de se esperar. Com três atacantes (Vitolo, Morata e Silva), pressionou o adversário. Mas muito mais na base do abafa. Faltavam jogadas individuais. E quando as oportunidades surgiam, o time da casa desperdiçava. Apenas Morata perdeu três.

O alívio só veio aos 34 minutos do primeiro tempo. E graças a um gol contra. Após cruzamento de Carvajal, Velkoski, pressionado por Morata, cabeceou contra as próprias redes.

No embalo de Silva e Vitolo

Apesar dos sustos proporcionados pela sua defesa, a Espanha continuou com o domínio da partida no segundo tempo. Silva e Vitolo criavam as melhores jogadas para o time da casa. Aos 18 minutos, o atacante do Sevilla foi premiado com um gol. Aproveitou um cruzamento e, de cabeça, não deu chances para o goleiro.

Cansada, a Macedônia cedeu espaços no fim e acabou goleada. Monreal, aos 39 minutos, e Aduriz, aos 40 minutos, completaram o placar.

Invencibilidade

Espanha e Macedônia se enfrentaram pela sexta vez na história. E esta foi a sexta vitória dos espanhóis.

Agenda

A próxima rodada das eliminatórias da Copa de 2018 acontece apenas em março de 2017. No dia 24, a Espanha recebe Israel, enquanto a Macedônia visita Liechtenstein, no mesmo dia.

ESPANHA 4 x 0 MACEDÔNIA
Data e hora: 12 de novembro de 2016, às 17h45 (horário de Brasília)
Local: Estádio Nuevo Los Cármenes, em Granada (ESP)
Árbitro: Robert Schörgenhofer (Áustria)
Auxiliares: Maximilian Kolbitsch e Andreas Heidenreich (ambos do Áustria)
Gols: Velkoski (contra), 34' do 1º tempo; Vitolo, 18', Monreal, 39', e Aduriz, 40' do segundo tempo

Espanha
De Gea; Carvajal, Bartra, Nacho, Monreal; Busquets, Koke (Isco), Thiago Alcántara; Vitolo (Callejón), David Silva, Morata (Aduriz)
Técnico: Julen Lopetegui

Macedônia
Dimitrievski; Velkoski, Mojsov, Ristevski; Ristovski, Hasani (Gjorgjev), Bardi, Spirovski (Zhuta), Alioski; Nestorovski (Ibraimi), Pandev
Técnico: Igor Angelovski

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos