Topo

Jornal: Barça diz que Santos ofereceu atleta ilegalmente e cobra R$ 29 mi

Santos ofereceu Giva como direito de preferência ao Barça na transação envolvendo Neymar, mas o time da Vila não seria o "dono" de Giva  - Robson Ventura/Folhapress
Santos ofereceu Giva como direito de preferência ao Barça na transação envolvendo Neymar, mas o time da Vila não seria o 'dono' de Giva Imagem: Robson Ventura/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

17/11/2016 08h02

O Barcelona entrou em outubro com denúncia à Fifa pedindo que o Santos devolva 7,9 milhões de euros (R$ 29 milhões) envolvidos na transação de Neymar, em 2013. Esse valor se refere ao “direito de preferência” que o time da Vila havia oferecido ao Barça nas contratações de Gabigol, Victor Andrade e Giva.

Nesta quinta, o jornal Mundo Deportivo informou que o clube catalão teve mais um motivo para se irritar com o Santos. Os dirigentes espanhóis foram informados de que o Santos não era o principal acionista de Giva.

Ou seja, o Santos teria concedido direito de preferência de Giva ao Barça mesmo não tendo os direitos majoritários do atleta.

Segundo o Mundo Deportivo, o Santos detinha apenas 20% dos direitos de Giva. Além disso, o vínculo de Giva duraria por apenas mais um ano a partir do acordo firmado com o Barça em 2013.

Os 80% dos direitos de Giva pertenciam a uma empresa, que não havia avalizado o negócio com o Barça. O Barcelona descobriu a estratégia santista após firmar contrato comercial com a empresa que detinha os direitos de Giva.

Apesar da cláusula de preferência, o clube catalão nunca teve o jogador em seu elenco. Aos 23 anos, Giva deixou o Santos em 2015 e acertou com o Coritiba e depois com o Llagostera, da Espanha, em fevereiro de 2016. Todas as transações tiveram custo zero.

O Barcelona ingressou contra o Santos na Fifa por conta da transferência de Gabigol para a Inter de Milão. O time espanhol alega que o time da Vila não cumpriu o direito de preferência, pois avisou do interesse da Inter de Milão quando o atacante já havia acertado contrato com os italianos, poucas horas antes do fechamento da janela. 

Quer receber notícias do Santos de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.