Topo

Firmino foi descoberto graças ao Football Manager, diz olheiro

Roberto Firmino jogava no Figueirense na Série B do Brasileiro de 2010 - Getty Images
Roberto Firmino jogava no Figueirense na Série B do Brasileiro de 2010 Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

17/11/2016 09h58

Um dos responsáveis por levar Roberto Firmino à Europa, em 2010, o olheiro do Hoffenheim, Lutz Pfannenstiel, declarou que “descobriu” o atacante brasileiro no Football Manager, jogo virtual onde o participante é o administrador do clube.

Na época, Firmino defendia o Figueirense, que disputava a Série B do Brasileirão. Os scouts de Firmino chamaram a atenção do representante do clube alemão, que avisou à diretoria. O atacante era jovem e surgia como promessa de gols.

Com base nos dados apresentados no Football Manager, o Hoffenheim passou a acompanhar Firmino e sacramentou a contratação do atleta em janeiro de 2011, por 3,5 milhões de libras (R$ 14,8 milhões).

“Se tratava de um jogador da segunda divisão do Brasil, com apenas 17 ou 18 anos”, disse o olheiro do Hoffenheim para o TalkSport.com.

“Muitas pessoas diziam que ele precisava primeiramente jogar de titular [Firmino ainda não era titular absoluto]. E também diziam se a gente pagaria o valor por um jogador nessa condição”, acrescentou.

“No fim, nós vendemos por 42 milhões de euros. Então acho deu certo”, concluiu.

Naquele ano, Firmino ajudou a levar o Figueirense para a elite. O time terminou com a segunda colocação, atrás do campeão Coritiba.

Na Alemanha, Firmino se destacou. Foi vendido para o Liverpool por 29 milhões de libras (R$ 122,8 milhões). 

Quer receber notícias do seu time de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.