Topo

Com noiva longe e vida tranquila. Quem é o brasileiro que empolga o Barça

Charles McQuillan/Getty Images
Imagem: Charles McQuillan/Getty Images

João Henrique Marques e Bernardo Gentille

Do UOL, em Barcelona e no Rio de Janeiro

17/11/2016 06h00

Cabeça erguida, passe no pé, velocidade. Aos 21 anos, Marlon tem qualidades que empolgam o Barcelona. O zagueiro brasileiro contratado nesta temporada para testes no Barça B conquistou rápida ascensão e agora é presença frequente nos treinos do elenco profissional. Exercer o direito de compra no valor de 6 milhões de euros (cerca de R$ 20 milhões) no contrato de empréstimo de um ano com o Fluminense é algo considerado certo no clube catalão.

A aquisição de Marlon ainda pode se tornar obrigatória contratualmente. Isso acontece se ele disputar pelo menos 45 minutos de cinco partidas com o time principal na temporada. As lesões dos zagueiros Piqué, Umititi e Mathieu o deixam perto da estreia.

A empolgação com Marlon começou logo na chegada. O zagueiro atuou nos dois primeiros amistosos do Barcelona na temporada, diante do Celtic e do Leicester, e agradou o treinador Luis Enrique. A evolução ainda o levou a ser inscrito na Liga dos Campeões e a viajar com a equipe para o duelo contra o Manchester City na Inglaterra há duas semanas. O aspecto que mais agrada: jogar quase sempre com a bola no chão.

“Não gosto de falar de aspectos individuais, menos ainda da nossa filial, porque colocariam o foco nisso, o que não os beneficiaria (o trio do Barça B). O Marlon está bem. Estou encantado com todos, com a atitude e a disposição deles. Para isso servem os treinos e jogos, para ver as possibilidades de cada um. É um recurso muito positivo”, disse Luis Enrique ao ser perguntado sobre o rendimento do brasileiro no clube.

“Não sei se vou ficar na primeira equipe. Minha cabeça está no Barcelona B, concentrado em jogar aqui. Não sei de nada mais. Vou seguir trabalhando, para que acabe acontecendo. Mas, no momento, não tenho novidades. O treinador não me disse nada. Foram semanas boas, de muito trabalho e novas experiências”, disse à imprensa catalã no último final de semana.

Com noiva no Brasil, Marlon leva vida sem ostentação

A humildade destacada no discurso de Luis Enrique também é característica de Marlon que motiva o Barcelona, clube recheado de megaestrelas e com vaidade vista como normal no elenco. Formado nas categorias de base do Fluminense e já com destaque no profissional em 2015, preferiu seguir morando em Xerém, distrito do município de Duque de Caxias. Por lá conheceu a noiva Maria, que ainda segue com a vida no local à espera de uma decisão sobre o futuro do jogador.

Em Barcelona, Marlon não mora em casa luxuosa ou anda com carrões. E, sim, sozinho em um apartamento com a única condição de ser perto do clube. Na vida social do jogador, um dos programas preferidos é ir à igreja.

No último final de semana, em derrota do Barça B para o Badalona por 3 a 1, pela Terceira divisão da Espanha, o zagueiro teve duas falhas individuais apontadas pela imprensa revertida para o lado positivo por conta das frases após o jogo.

“A equipe fez boa partida, mas falhas minhas acabaram decidindo o jogo. Tenho que seguir trabalhando, com a cabeça erguida, porque assim é o futebol”, destacou o brasileiro.

"Agradeço a sua humildade, mas esse é um esporte de equipe" respondeu o treinador do Barça B, Gerard López.

Bom relacionamento com o jogadores: já foi sacaneado por Neymar e Rafinha

Marlon sente saudades dos amigos próximos. No ramo do futebol, os companheiros nas categorias de base do Fluminense Marcos Júnior e Kenedy (hoje no Chelsea) são os mais destacados. E, em Barcelona, tornou-se inseparável do brasileiro Werick Maciel, de 17 anos, cria da La Masia, o renomado celeiro de craques do Barça, e que atualmente atua por empréstimo no Girona, outro clube da Catalunha.

Werick foi quem ajudou Marlon na adaptação em Barcelona, assim como ao clube. Com a humildade já destacada o zagueiro rapidamente ganhou a admiração dos brasileiros do profissional, Rafinha e Neymar. Dos dois sofreu muita gozação nas redes sociais ao esquecer o passaporte e perder o voo para Manchester – solução do clube foi o colocar em voo para Londres horas depois e realizar viagem de carro até o local da partida.