Topo

Dortmund quebra recordes com chuva de gols; Leicester vence e se classifica

Martin Meissner / AP
Imagem: Martin Meissner / AP

Do UOL, em São Paulo

22/11/2016 19h35

Quase tudo definido no Grupo F da Liga dos Campeões. Nesta terça-feira (22), na quinta rodada da competição, o Borussia Dortmund foi impiedoso ao golear o polonês Legia Varsóvia por 8 a 4, na Alemanha, em jogo que quebrou recorde no torneio, e manteve a liderança da chave. O Real Madrid também venceu e assegurou vaga nas oitavas: 2 a 1 sobre o Sporting. 

O Dortmund já estava classificado ao mata-mata desde a rodada passada e jogou para dar show. Vamos aos nomes dos gols - e cuidado para não perder a conta. No primeiro tempo, Kagawa (duas vezes), Sahin, Dembélé e Reus marcaram para os alemães; Prijovic anotou os dois dos visitantes. Foi apenas a segunda vez que a Liga viu sete gols em 45 minutos (a outra havia ocorrido em 2003, jogo entre Monaco e Deportivo La Coruña que terminou em 8 a 3 para os franceses). 

Na segunda metade, Reus foi às redes mais uma vez e Passlack fez o seu, ambos pelo Dortmund - Rzezniczak, do Legia, ainda ajudou os mandantes com gol contra. Kucharczyk e Nikolics diminuíram o prejuízo dos poloneses. 

Resta a briga pelo topo e pela vaga na Liga Europa. Com 13 pontos e dois de vantagem sobre o Real Madrid, o time alemão visitará o espanhol no dia 7 de dezembro, podendo até empatar para ficar na ponta. Na mesma data, o Sporting, atual terceiro colocado com quatro pontos, visitará o Legia Varsóvia, que soma um. Os portugueses tentarão defender a posição para garantir um espaço na Liga Europa.

O jogo rendeu recordes ao Dortmund. No formato recente da Liga dos Campeões, válido desde 1992, foi o duelo com mais gols marcados. Não é recorde histórico porque na temporada 1969/70, quando o torneio ainda se chamava Copa dos Campeões da Europa, o Feynoord emplacou 12 a 2 no KR Reykjavik.

Foi a primeira vez que a competição viu oito jogadores diferentes marcarem gols em um só jogo. E, considerando também o 6 a 0 no duelo do Dortmund contra o Legia Varsóvia na Polônia, no turno da fase de grupos, o time alemão fez 14 gols no rival – é o máximo que um time fez em outro em uma só edição da disputa europeia. 

Leicester vence e se classifica

Leicester - Carl Recine / REUTERS - Carl Recine / REUTERS
Imagem: Carl Recine / REUTERS

Dono do título inglês da temporada passada, o Leicester venceu mais uma vez na Liga dos Campeões, ao emplacar 2 a 1 no belga Club Brugge, em partida que disputou como mandante. O resultado assegura a sensação do futebol europeu nas oitavas de final do torneio continental.

O atacante japonês Okazaki tratou de abrir o placar logo aos 5 minutos de jogo, com finalização de primeira dentro da área. Mahrez, de pênalti, ampliou ainda na metade inicial, aos 30 minutos. Izquierdo diminuiu o prejuízo e fechou a conta no segundo tempo.

Ninguém mais poderá alcançar o Leicester na liderança da chave. Copenhagen e Porto empataram na Dinamarca em 0 a 0 – o time português tem agora 8 pontos, chegará no máximo a 11 e não baterá os 13 do rival inglês. O Copenhagen soma 6 pontos e na última rodada jogará contra o lanterna Club Brugge torcendo por ajuda do Leicester para avançar.

As quatro equipes encerram o Grupo G no dia 7 de dezembro. Porto e Leicester se enfrentarão em Portugal, e o Club Brugge mandará na Bélgica o duelo contra o Copenhagen.

Monaco vence e elimina Tottenham

Tottenham - Reuters / Matthew Childs - Reuters / Matthew Childs
Imagem: Reuters / Matthew Childs

Pelo Grupo E, o Monaco venceu o Tottenham por 2 a 1 em casa, na França, e eliminou o clube inglês desta edição da Liga dos Campeões. O time mandante, ademais, chegou a 11 pontos e não poderá mais ser alcançado na ponta da chave.

Sidibe abriu o placar para o Monaco e Harry Kane empatou aos 7 minutos do segundo tempo. Aos 8, Lemar recolocou os anfitriões à frente e definiu a parada.

Bayer Leverkusen, da Alemanha, classificou-se por tabela. Na vice-liderança, tem sete pontos; o Tottenham, terceiro colocado, tem quatro. Mesmo que a equipe de Londres iguale a pontuação, ficará em desvantagem no primeiro critério de desempate, o confronto direto.

A próxima rodada é só para cumprir tabela: no dia 7 de dezembro, Bayer Leverkusen e Monaco se enfrentarão na Alemanha. Tottenham e CSKA Moscou jogarão na Inglaterra – deste jogo sairá o time que disputará a Liga Europa. Os donos da casa podem até empatar.

Lyon segue na briga graças a gol salvador

Lyon 1 - AP Photo/Darko Bandic - AP Photo/Darko Bandic
Imagem: AP Photo/Darko Bandic

O Lyon, na Croácia, bateu o Dínamo Zagreb por 1 a 0, gol de Lacazette, e segue na disputa pela segunda vaga do Grupo H. A Juventus, líder com 11 pontos após virar sobre o Sevilla na Espanha, em vitória por 3 a 1, já está classificada.

O Sevilla, com 10 pontos, é o atual vice; o Lyon, terceiro colocado, soma sete. Os dois times farão no dia 7 de dezembro, na França, duelo por ida às oitavas de final. O Lyon precisa igualar a pontuação do adversário para levar a decisão ao primeiro critério de desempate, o confronto direto - no primeiro turno, os espanhóis venceram por 1 a 0.