Brasil ultrapassa Alemanha e se aproxima da Argentina no ranking da Fifa

Do UOL, em São Paulo

  • Lucas Figueiredo/CBF

    Brasil tem seis vitórias sob comando de Tite

    Brasil tem seis vitórias sob comando de Tite

Em boa fase desde que Tite assumiu o comando, a seleção brasileira assumiu a segunda colocação do ranking da Fifa em atualização anunciada nesta quinta-feira. Com 1544 pontos, o Brasil ultrapassou a Alemanha e se aproximou da Argentina, que continua na liderança com 1634. A diferença, agora de 90 pontos, era de 221 na lista de outubro.

A ascensão brasileira no ranking está ligada ao ótimo desempenho nas últimas rodadas das Eliminatórias. Desde a estreia de Tite, em setembro contra o Equador, o Brasil conseguiu seis vitórias em sequência, assumindo a liderança da classificatória sul-americana para a Copa do Mundo de 2018.

O curioso é que a Argentina, apesar de liderar o ranking, vive um momento de crise. A seleção venceu apenas duas das últimas seis partidas nas Eliminatórias e está em um incômodo quinto lugar, o que forçaria o país a disputar a repescagem para ir ao Mundial.

Vale destaque ainda a ascensão do Chile, que ganhou posições de Bélgica e Colômbia e agora é quarto no ranking. As demais posições do top 10 não sofreram alterações.

Fora das dez primeiras posições, a República da Irlanda ganhou dez postos e e está entre as 25 melhores seleções após conquistar três vitórias seguidas nas Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo da Rússia em 2018.

A Fifa levou em conta um total de 134 encontros para elaborar a classificação e, segundo seus dados, Israel é a equipe que mais pontos ganhou (145), a Armênia a que mais postos subiu (38) e o Chade a que perdeu mais pontos (-155) e mais posições (-49). Laos é a seleção que disputou mais partidas, com um total de sete.

A última classificação do ano será divulgada em 22 de dezembro e consagrará a seleção do ano (distinção dada à seleção que terminar o ano no primeiro posto) e a seleção de melhor trajetória (menção de honra que premia o time que mais pontos somou nos últimos 12 meses).

Veja o top 10 do ranking da Fifa divulgado nesta quinta-feira.

1 - Argentina - 1634
2 - Brasil - 1544
3 - Alemanha - 1433
4 - Chile - 1404
5 - Bélgica - 1368
6 - Colômbia - 1345 
7 - França - 1305
8 - Portugal - 1229
9 - Uruguai - 1187
10 - Espanha - 1166

Com informações da EFE

Quer receber notícias da seleção brasileira de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos