Topo

Primeira Liga terá final em outubro, oito datas e cinco meses de pausa

Fluminense conquistou o título da Primeira Liga em 2016 - MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC
Fluminense conquistou o título da Primeira Liga em 2016 Imagem: MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC

Do UOL, em São Paulo

24/11/2016 18h33

A Primeira Liga divulgou nesta quinta-feira o formato da segunda edição do torneio. A competição será disputada em quatro fases, entre 22 de janeiro e 8 de outubro. Na primeira, quinze clubes formarão três grupos de cinco times cada. Oito deles vão à segunda fase. Depois, as equipes se enfrentam em sistema eliminatório, em jogo único. 

Como cada equipe disputará quatro jogos na fase inicial (dois como mandante e dois como visitante), a competição terá oito datas. 

Com disputa por nove meses, a Copa da Primeira Liga entrará em conflito de datas com Estaduais e a Copa do Brasil, além de data Fifa. As duas primeiras rodadas serão disputadas ainda durante a pré-temporada. As três seguintes nos mesmos dias de Copa do Brasil (uma rodada) e Estaduais (duas rodadas).
 
O torneio terá uma paralisação de cinco meses. Os últimos jogos da primeira fase serão disputados no fim de março, enquanto as quartas começarão em 30 de agosto, em data Fifa, assim como a semifinal (3 de setembro) e a decisão (8 de outubro).
 
Segundo a Primeira Liga, a composição dos grupos será definida em sorteio. Nele, os 15 clubes serão separados por estado. Haverá confronto direto entre catarinenses na primeira fase.


A competição terá a presença de Fluminense, atual campeão, Flamengo, Cruzeiro, Atlético-MG, Inter, Grêmio, Avaí, Figueirense, Criciúma, América-MG, Chapecoense, Joinville, Paraná Clube, Londrina e Brasil de Pelotas.

Saídas

Na última terça-feira, Coritiba e Atlético-PR anunciaram o rompimento com a Primeira Liga. O clube alviverde disse que o desacordo ocorreu por causa da divisão de cotas no grupo que compõe a organização da competição.

Mário Celso Petraglia, presidente do Conselho Deliberativo do Atlético-PR, listou uma série de motivos que resultaram na saída do clube e citou a "mudança de todos os princípios e as razões por que ela (Primeira Liga) foi criada, além da "deturpação principalmente daqueles que têm interesse em seus Estaduais".

No ano passado, a primeira edição teve a participação de 12 clubes, também com três grupos. A segunda fase, porém, começou na semifinal, com jogos únicos - no total, foram cinco datas. Com a saída de Coritiba e Atlético-PR, cinco clubes entraram na competição: Chapecoense, Joinville, Paraná Clube, Londrina e Brasil de Pelotas.

Confira as datas:

Primeira fase
22/1
25/1 
1/3 
22/3 
29/3 
 
Quartas de final
30/8 
 
Semifinais
3/9 
 
Final
8/10