Topo

Após sete anos, Atlético-MG demite dois técnicos na mesma temporada

Daniel Nepomuceno demitiu Diego Aguirre e Marcelo Oliveira nesta temporada - Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro
Daniel Nepomuceno demitiu Diego Aguirre e Marcelo Oliveira nesta temporada Imagem: Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro

Thiago Fernandes e Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

25/11/2016 06h00

A demissão de Marcelo Oliveira, confirmada na tarde dessa quinta-feira (24), trouxe de volta algo incomum na história recente do Atlético-MG. É a primeira vez, depois de sete anos, que o clube tem dois técnicos dispensados em uma temporada. A última situação semelhante ocorreu em 2009.

À época, Emerson Leão foi demitido por Alexandre Kalil, presidente do clube, devido à goleada por 5 a 0 para o Cruzeiro, na final do Campeonato Mineiro, e ao revés para o Vitória, por 3 a 0 nas oitavas de final da Copa do Brasil. O mandatário dispensou Celso Roth também. O técnico gaúcho deixou o elenco por conta dos resultados na reta final do Brasileirão.

Nos anos seguintes, o clube teve no máximo uma demissão por temporada. Em 2010, Vanderlei Luxemburgo foi demitido. O mesmo aconteceu com Dorival Júnior, em 2011. A diretoria só voltou a dispensar um técnico quando Paulo Autuori (substituto de Cuca) não agradou, em 2014. Levir Culpi teve o mesmo fim em dezembro de 2015.

Nesta temporada, foi a vez do uruguaio Diego Aguirre, após as eliminações no Campeonato Mineiro e na Copa Libertadores, e Marcelo Oliveira, por conta dos resultados ruins no Brasileirão e na Copa do Brasil, serem demitidos pelo presidente Daniel Nepomuceno. O mandatário, inclusive, justificou as demissões:

“O Aguirre era um treinador novo, com metodologia diferente, que nós arriscamos. E o Marcelo teve uma aprovação de quase 70% aqui, quase ninguém se lembra. Todo mundo justifica ou questiona sobre o planejamento. Treinador não é a hora que você quer, quando ou como você quer. Pode ser o melhor treinador do mundo, se ele perde cinco jogos consecutivos, a ação é rápida”, afirmou.