Topo

Bandeira lembra ameaças e nega recuo em contrato com Márcio Araújo no Fla

Presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello saiu em defesa de Márcio Araújo - Júlio César Guimarães/ UOL
Presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello saiu em defesa de Márcio Araújo Imagem: Júlio César Guimarães/ UOL

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

25/11/2016 06h00

A renovação de contrato com o volante Márcio Araújo pelos próximos dois anos é o assunto do momento no Flamengo. Depois de o time ter ficado pelo caminho na busca pelo título brasileiro, a torcida projeta a próxima temporada e parte defende a saída do jogador. Manifestações ocorrem nas redes sociais e também existe a promessa de protesto no fim de semana, principalmente na partida entre o Rubro-negro e o Santos, domingo (27), no Maracanã.

Ao UOL Esporte, o presidente Eduardo Bandeira de Mello falou sobre a polêmica com o tema. Ele foi ao Ninho do Urubu e conversou com Márcio Araújo na última quinta-feira (24). O mandatário faz o papel de bombeiro no momento delicado e passa confiança ao camisa 8. A decisão está tomada e a assinatura do novo contrato é apenas questão de tempo.

Bandeira recordou as ameaças sofridas em 2015 quando apostou no vínculo com o lateral-direito Pará e explicou que a decisão pela renovação foi baseada em orientações técnicas, além de Márcio Araújo ter números positivos em comparação com nomes da posição, casos de Walace (Grêmio), Rafael Carioca (Atlético-MG), Moisés (Palmeiras) e Renato (Santos). O mandatário deixou claro que recuar por pressão em uma gestão profissional trata-se de uma irresponsabilidade que não acontecerá no Flamengo.

Confira a entrevista com o presidente rubro-negro:

UOL Esporte: Como o senhor avalia a mobilização da torcida nas redes sociais contra a renovação do Flamengo com o volante Márcio Araújo? Existe a promessa de protesto e vaias ao jogador na partida contra o Santos, domingo (27), no Maracanã.
Eduardo Bandeira de Mello: É uma movimentação de parte da torcida. Claro que respeitamos a manifestação de qualquer rubro-negro, mas a nossa obrigação é a de fazer o melhor pelo clube. E o melhor para o Flamengo é seguir as orientações técnicas. A nossa comissão, por unanimidade, conduz uma avaliação excelente do Márcio Araújo. A decisão pela renovação já estava tomada. Reforcei ainda mais a nossa opinião depois que tudo isso começou e vi as comparações dele com os principais volantes do futebol brasileiro nos dados estatísticos.

UOL Esporte: Em algum momento foi cogitado não renovar o contrato?
Eduardo Bandeira de Mello: Acho que seria irresponsável da minha parte tomar uma decisão baseada em movimentações de alguns torcedores. Pode haver boa intenção, mas eles não têm a mesma condição de avaliação que os nossos profissionais. Passar por cima é absolutamente impensável. Isso aconteceu com o Pará no ano passado. Recebi até ameaças em casa para dispensá-lo e acho que ele é o melhor lateral-direito do Campeonato Brasileiro. Também aconteceu com o Nunes em 1981. A torcida o perseguia e lembro de uma entrevista na qual ele afirmou que deixaria o Flamengo, citou a ingratidão da torcida. Pouco tempo depois fez gols contra o Liverpool e nos ajudou a conquistar o Mundial.

UOL Esporte: Já foi ameaçado por conta da situação do Márcio Araújo?
Eduardo Bandeira de Mello: Não fui e acho que nem faz sentido algo desse tipo acontecer. Não creio nisso.

Márcio Araújo em treino do Flamengo - Gilvan de Souza/Flamengo - Gilvan de Souza/Flamengo
Imagem: Gilvan de Souza/Flamengo
UOL Esporte: Qual é o peso das redes sociais em uma decisão polêmica?
Eduardo Bandeira de Mello: A decisão precisa ser técnica. É a nossa obrigação. Posso atribuir isso ao fato de o Flamengo ter saído da disputa do título brasileiro e por conta de uma partida em que o Márcio Araújo foi infeliz em três lances no segundo tempo. Mas, se considerarmos as estatísticas e o histórico dele, não temos motivos para aumentar os erros em um jogo contra um campeonato inteiro. Não podemos tomar a atitude de punir o jogador por conta de um movimento de Internet que nem sequer sabemos a origem e quem são as pessoas. Isso não vai acontecer.

UOL Esporte: É possível gerir o Flamengo através das redes sociais?
Eduardo Bandeira de Mello: É um universo que deve ser levado em consideração e precisa ser respeitado, mas você não pode tomar todas as decisões operacionais de um clube baseado no que aparece no Twitter, Facebook, etc. É assim em um clube de futebol ou em qualquer outra organização. Estamos em uma fase final de temporada e com dois jogos importantes pela frente. Estamos concentrados. Esse tipo de movimentação só atrapalha.

UOL Esporte: O senhor esteve no Ninho do Urubu na última quinta-feira (24) e conversou com o Márcio Araújo. Ele está abalado?
Eduardo Bandeira de Mello: Ele não está abalado, pelo menos aparentemente. É um jogador experiente e recebe muito apoio dos companheiros. Gostei de ouvir a entrevista do Diego, que é um líder, um atleta com experiência internacional e já viveu muitas situações parecidas. Tenho a impressão de que o Márcio não se deixará abater. É um jogador de personalidade forte e encontra muito carinho na comissão técnica e nos companheiros. Alguns deles já sofreram esse tipo de perseguição. Tenho a certeza de que isso não é o reflexo da opinião dos 40 milhões de torcedores do Flamengo.

UOL Esporte: Quando o novo contrato com duração de dois anos entre Flamengo e Márcio Araújo será assinado?
Eduardo Bandeira de Mello: As últimas providências estão sendo tomadas e isso acontecerá muito em breve.

Quer receber notícias do Flamengo de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.