Topo

Tite vota em Cristiano como melhor do mundo e exclui Messi no top 3 da Fifa

Tite participou da votação do prêmio da Fifa pela primeira vez na carreira - Pedro Martins/MoWA Press
Tite participou da votação do prêmio da Fifa pela primeira vez na carreira Imagem: Pedro Martins/MoWA Press

Do UOL, em São Paulo

26/11/2016 16h56

Novato na função de técnico da seleção, Tite fez sua estreia como eleitor no prêmio de melhor do mundo da Fifa. O comandante brasileiro escolheu o português Cristiano Ronaldo como o número 1 de 2016 e resolveu excluir Messi do top 3. A revelação do treinador foi feita em entrevista ao jornal “O Estado de S. Paulo”, publicada neste sábado.

Além de Cristiano Ronaldo, Tite fechou sua votação com Neymar em segundo e o francês Antoine Griezmann, em terceiro. O técnico da seleção justificou a exclusão de Messi em seu voto em razão do ano do argentino, complicado por lesões.

"O Messi é o melhor do mundo, mas na temporada o melhor é Cristiano Ronaldo. Pelas conquistas, a temporada do Cristiano foi melhor, o segundo, o Neymar e o terceiro, Griezmann. Deixei o Messi de fora porque ele se machucou muito. O Cristiano é direto e contundente, tem fascínio pelo gol. Messi é lúdico, criativo", disse Tite, na entrevista ao jornal paulistano.

Campeão da Liga dos Campeões pelo Real Madrid e da Euro, com Portugal, Cristiano Ronaldo desponta como favorito ao pleito deste ano. O craque português já ganhou a premiação da Fifa em três oportunidades, contra cinco de Messi – o maior ganhador da história do evento.

Os vencedores da Fifa serão escolhidos por um processo misto, com 50% de peso para votação popular e 50% para capitães e técnicos de todas as seleções, como acontecia nos anos anteriores. Os três finalistas serão divulgados ao público na próxima semana, em 2 de dezembro. A entrega do prêmio acontece numa festa na Suíça, em 9 de janeiro.