Barça é dominado e toma gol de Willian José, mas consegue empate com Messi

Do UOL, em São Paulo

  • Vincent West/Reuters

    Neymar tenta uma jogada para o Barcelona contra a Real Sociedad

    Neymar tenta uma jogada para o Barcelona contra a Real Sociedad

Irreconhecível, sobretudo no primeiro tempo, o Barcelona não passou de um empate com a Real Sociedad neste domingo (27), por 1 a 1, fora de casa, pela 13ª rodada do Campeonato Espanhol, e ficou mais distante do líder da competição, o Real Madrid.

Com o resultado, o Barça chegou aos 27 pontos e está na vice-liderança (o Sevilla também tem 27, mas perde nos critérios de desempate). Já o Real Madrid lidera com 33 pontos. No sábado (26), o time comandado pelo técnico Zinedine Zidane bateu o Sporting Gijón por 2 a 1.

Na próxima rodada, o Barcelona enfrenta justamente o Real, no Camp Nou, no sábado (3), às 13h15 (de Brasília). Se vencer, o time da Catalunha diminui a vantagem do rival para três pontos. Já a Real Sociedad, quinta colocada com 23 pontos, visita o Deportivo La Coruña, na segunda-feira (5), também pela 14ª rodada.

A Real Sociedad esteve muito melhor na partida e abriu o placar com Willian José. O Barcelona conseguiu o empate após uma jogada de Neymar pela esquerda do campo e gol de Messi. No fim, o time da casa ainda teve um gol mal anulado.

Neymar escalado mesmo após acidente

O atacante Neymar sofreu um acidente de carro enquanto dirigia para o aeroporto de Barcelona para embarcar para a cidade de San Sebástian, onde aconteceu o jogo. Segundo apurou o UOL Esporte, o brasileiro saiu ileso. Pep Costa, que cuida da ligação entre os jogadores do Barça com a diretoria, foi o responsável por ficar no local do acidente junto com a polícia.

Escalação

O técnico do Barcelona, Luis Enrique, manteve o time titular que venceu o Celtic no meio da semana, pela Liga dos Campeões, por 2 a 0. A dúvida era quem substituiria Iniesta. O treinador escolheu, mais uma vez, André Gomes. Esta foi a primeira vez que Luis Enrique repetiu a escalação em dois jogos seguidos nesta temporada.

Do outro lado, o atacante brasileiro Willian José, ex-São Paulo, Grêmio e Santos, foi escalado como titular pelo técnico Eusebio Sacristán na Real Sociedad. Ele tinha ao lado dele no ataque Vela e Oyarzabal.

Domínio da Real Sociedad e Barcelona irreconhecível

O primeiro tempo foi um monólogo da Real Sociedad, que dominou por completo e encurralou o adversário em seu campo de defesa. Faltou só caprichar nas finalizações. Prieto, por exemplo, teve duas boas chances de cabeça. Na primeira, parou no goleiro Ter Stegen. Na segunda, sozinho, cabeceou mal, para fora.

Alvaro Barrientos/AP Photo
Sem Iniesta no meio de campo, o Barcelona sofreu para criar. Sem espaços por causa da forte marcação do rival, Suárez, Neymar e Messi não se encontravam. Tanto que a primeira finalização do time visitante aconteceu apenas aos 40 minutos. Suárez arriscou de longe, mas nem acertou a baliza.

Finalmente, o gol da Real Sociedad

No intervalo, Luis Enrique tirou Rakitic e colocou Denis Suarez para tentar arrumar o meio de campo. O Barcelona teve uma boa chance em uma cobrança de falta de Neymar, aos cinco minutos do segundo tempo. Ele parou no goleiro Rulli. Porém, três minutos depois, a Real Sociedad finalmente abriu o placar.

Mascherano não conseguiu afastar uma bola e Vela chutou para defesa de Ter Stegen. No rebote, Willian José cabeceou para as redes. Piqué estava na linha da baliza, mas não conseguiu tirar a bola. Foi o sétimo gol do brasileiro no Campeonato Espanhol.

Com Neymar e Messi não se brinca

Vincent West/Reuters
Parecia difícil imaginar que o Barcelona pudesse empatar esta partida tamanha a sua apatia em campo. Mas quando se tem Neymar e Messi em campo basta uma bola para o gol. E foi exatamente assim aos 14 minutos. O brasileiro fez ótima jogada pela esquerda e cruzou para Messi chutar para as redes.

Mais pressão e gol mal anulado

Apesar de levar o empate, a Real Sociedad continuou melhor na partida. Aos 31 minutos, Vela chutou forte de fora da área e acertou o travessão. No rebote, Juanmi balançou as redes, mas o árbitro anulou a jogada ao assinalar, incorretamente, impedimento. Mais tarde, Vela acertou a trave mais uma vez num outro chute fora da área.

Respostas

O Barcelona, porém, não ficou estático em campo como no primeiro tempo e respondeu com jogadas rápidas no ataque. Aos 35 minutos, Denis Suarez driblou o goleiro e chutou para o gol. Iñigo salvou em cima da linha. Um minuto depois, Mascherano cabeceou com muito perigo após um escanteio cobrado por Neymar.

Mais um tropeço

Este foi o segundo tropeço seguido do Barcelona na competição. Na rodada anterior, ficou no empate por 0 a 0 com o Málaga. Já a Real Sociedad empatou depois de quatro vitórias consecutivas no Espanhol.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos