Topo

Tite revela papo e pedido de Neymar: 'pronto para ser capitão novamente'

Pedro Martins/Mowa Press
Imagem: Pedro Martins/Mowa Press

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

28/11/2016 16h41

Após conquistar a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos Rio-2016, Neymar decretou: não seria mais capitão da seleção brasileira. Incomodado com as cobranças por conta da responsabilidade, o jogador procurou Tite e, em sua primeira conversa, com o então novo técnico fez o pedido – prontamente aceito. Pouco mais de quatro meses, no entanto, o cenário mudou.

O comandante da seleção revelou uma conversa com o craque do Barcelona e contou que a faixa de capitão voltará ao braço do camisa 10 em breve.

“A braçadeira será inevitável. O Neymar será capitão em breve. Quando acabou a Olimpíada, o ele me deu um abraço e falou na hora: ‘professor, não quero mais isso. Foi a última vez. Por favor.’ Passado um tempo, chamei ele e falei que era uma liderança técnica. Que ele não poderia fugir disso. Atingiu um nível alto, é nossa referência e penso em utilizar como capitão. Passou um tempo, ele me procurou e falou que estava pronto para ser capitão novamente”, contou Tite, durante entrevista ao UOL Esporte na sede da CBF, nesta segunda-feira (28).

O treinador disse ainda ver um Neymar mais leve, longe de uma cobrança classificada como injusta antes das Olimpíadas.

“Estávamos sendo desumanos com ele. Estávamos colocando que o sucesso ou o fracasso fossem culpa dele. Não é assim. Talvez até fruto de um insucesso na Copa de 2014. O peso do desempenho e da cobrança continua, mas ele agora vê a responsabilidade dividida. Ele se sente melhor”, completou Tite.

A ideia do treinador é que o atacante entre no rodízio da braçadeira já nos próximos jogos - contra Uruguai e Paraguai, em março, pela sequência das Eliminatórias. Nos jogos sem Neymar como capitão, Miranda, Filipe Luís, Daniel Alves, Fernandinho e Renato Augusto ostentaram a faixa.