Topo

Controladora revela ameaça e se defende após acidente: "fiz o possível"

Do UOL, em São Paulo

01/12/2016 14h11

Responsável por conversar com o piloto Miguel Quiroga, da Lamia, a controladora de voo Yaneth Molina tem sofrido nos últimos dias. Em carta aberta, divulgada pela emissora TV Caracol, ela falou sobre ameaças que recebeu. Ela ainda fez questão de se defender e dizer que fez o que era possível.

“Por minha família e por esse trabalho que valorizo e respeito, posso afirmar com absoluta certeza que de minha parte, fiz o que era humanamente possível e o tecnicamente obrigatório para preservar a vida dos usuários de transporte aéreo. Lamentavelmente, meus esforços foram insuficientes por razões que todos vocês conhecem”, disse.

“Meus colegas jornalistas conseguiram que pessoas ignorantes e alheias a este ofício, sobretudo os que ignoram os procedimentos, ameacem a minha integridade física e minha tranquilidade pessoal. As quais estou analisando soluções a respeito de quais espero discutir com a direção da entidade”, completou.

Yaneth foi responsável por falar para que o voo da Lamia realizasse a espera antes de aterrissar, pois outro voo, da empresa Viva Colombia, estava com vazamento de combustível e precisava retornar ao aeroporto de Medellin com emergência.

Em nenhum momento até agora, inclusive nos áudios divulgados, Yaneth foi informada sobre falta de combustível do Lamia antes de sugerir que ele aguardasse. Isso só aconteceu nos últimos sete minutos antes do acidente.

Em sua longa mensagem, a controladora ainda agradeceu o apoio que tem recebido de todos as regiões do país. “Tenho de agradecer de antemão e com o coração o seu apoio neste momento difícil da minha vida profissional”, disse.

Veja a carta na íntegra:

Queridos companheiros:

É para mim, reconfortante saber que ainda neste meio tão difícil conto com o apoio de vocês. De todos os cantos do país me enviaram mensagens reconfortantes e de apoio neste difícil momento da minha vida profissional. Tenho de agradecer vocês de antemão e com o coração todo seu apoio.

Nosso trabalho é tão especial que hoje me coloquei nestas circunstâncias onde tenho de enfrentar a crueldade da realidade que resultou deste impasse.

Por minha família e por esse trabalho que valorizo e respeito, posso afirmar com absoluta certeza que de minha parte fiz o humanamente possível e o tecnicamente obrigatório para conservar a vida desses usuários do transporte aéreo. Lamentavelmente, meus esforços foram em vão por razões que vocês todos conhecem. Hoje, a vida me colocou nesta desagradável posição de saber enfrentar uma situação como a do último dia 28. Situação a qual nosso trabalho nos vemos expostos todos os dias, todos os turnos. Essa vez, aconteceu comigo e reitero a vocês que manifestaram seu apoio, que tudo que eu fiz frequentemente foi preservar a integridade dos ocupantes dessa aeronave, principalmente, e dos ocupantes dos outros aviões que estavam sob minha responsabilidade.

Lamentavelmente, meus colegas jornalistas conseguiram que pessoas ignorantes e alheias a essa profissão, principalmente os que ignoram os procedimentos, ameaçassem minha integridade física e minha tranquilidade pessoa. Por isso, estou analisando soluções a respeito dos quais espero discutir com a direção da entidade.