Topo

Galo alega "caráter humanitário" para cancelar jogo; CBF publica ofício

Bruno Cantini/Atlético-MG
Imagem: Bruno Cantini/Atlético-MG

Do UOL, em São Paulo

01/12/2016 20h35

A CBF confirmou na noite desta quinta-feira (01) recebimento de ofício do Atlético-MG no qual o clube de Belo Horizonte informa que não jogará contra a Chapecoense, em Santa Catarina, na 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro, a ser realizada no dia 11 de dezembro. 

O Galo, no ofício, justifica que tomou a decisão por "caráter humanitário", segundo a nota da Confederação.

"Existem razoes técnicas para se considerar que há, no caso, fato extraordinário que representa uma situação de comoção incompatível com a realização da partida", diz o texto. 

No trecho final, é taxativo: "O Clube Atlético Mineiro, amparado por regras de civilidade e de luto, além daquelas de natureza regulamentar, informa que não participará da partida". 

Em comunicado, a entidade máxima do futebol diz que "compreende as motivações e o gesto solidário do presidente do Atlético Mineiro, Daniel Nepomuceno", mas ressalta: "Por força do Regulamento Geral de Competições (RGC) de 2016, [a CBF] terá que cumprir os trâmites previstos para a partida".

Ofício - Reprodução / CBF - Reprodução / CBF
Imagem: Reprodução / CBF

Há indefinição sobre o que acontecerá com a última rodada do Brasileirão. Nesta quinta, os jogadores do Internacional se reuniram e convocaram a imprensa para sugerir que o campeonato fique incompleto. "O fato é muito maior do que qualquer situação", justificou o grupo, representado na voz do meia Alex. 

Agendada originalmente para o próximo domingo (4 de dezembro), a rodada final foi remarcada para uma semana depois (11). O campeão já está definido: o Palmeiras. Os três que vão diretamente à fase de grupos da Libertadores-2017, também: além do Palmeiras, o Flamengo e o Santos. Segue a briga por dois espaços nos G-6, disputados por Botafogo, Atlético-PR e Corinthians, e a luta para fugir da degola - uma vaga na zona de rebaixamento ainda está em aberto, e Internacional, Sport e Vitória estão ameaçados de queda.