Inter mantém data e terá eleição um dia antes da última rodada

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

  • Jeremias Wernek/UOL Esporte

    Pedro Affatato (esq) e Marcelo Medeiros (centro) disputam o segundo turno no Inter

    Pedro Affatato (esq) e Marcelo Medeiros (centro) disputam o segundo turno no Inter

A eleição do Internacional está mantida em sua data original. Após o adiamento da última rodada do Campeonato Brasileiro, movimentos políticos chegaram a solicitar o adiamento do pleito, mas não foram atendidos. A disputa que apontará no novo presidente do clube e renovará 150 cadeiras do conselho deliberativo acontecerá em 10 de dezembro.

Desta forma, o Inter votará um dia antes de definir se fica na Série A ou cai para a Série B do Brasileirão. No domingo (11), o time enfrenta o Fluminense fora de casa.

A data foi mantida após reunião entre líderes de movimentos políticos, no Beira-Rio, na noite de quarta-feira. A proposta apresentada por boa parte dos grupos previa adiamento da eleição para 17 de dezembro.

O argumento dos solicitantes era não dividir o foco do clube às vésperas da 38ª rodada. Com 42 pontos, o Internacional precisa vencer o Fluminense e torcer para um tropeço de Vitória ou Sport. O time baiano recebe o Palmeiras e a equipe pernambucana encara o Figueirense, na Ilha do Retiro. Somente a combinação de resultados salva o Colorado.

A comissão eleitoral negou o pedido de adiamento com base em duas justificativas. A primeira: o estatuto. O texto diz que as eleições gerais precisam ocorrer na primeira quinzena de dezembro. A segunda: com a nova data, o número de eleitores seria modificado.

Um dos pré-requisitos para votação é ter 16 anos na data da eleição. Com uma semana a mais, o universo de sócios aptos a votar aumentaria. E afetaria a organização , com base de dados já entre ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral) e pouco tempo para correção.

Na eleição à presidente, Marcelo Medeiros disputa com Pedro Affatato. Medeiros é amplo favorito e deverá vencer com boa margem de folga. Na disputa para renovação de cadeiras no conselho, um cenário oposto.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos