Topo

Inter mantém data e terá eleição um dia antes da última rodada

Pedro Affatato (esq) e Marcelo Medeiros (centro) disputam o segundo turno no Inter - Jeremias Wernek/UOL Esporte
Pedro Affatato (esq) e Marcelo Medeiros (centro) disputam o segundo turno no Inter Imagem: Jeremias Wernek/UOL Esporte

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

01/12/2016 06h00

A eleição do Internacional está mantida em sua data original. Após o adiamento da última rodada do Campeonato Brasileiro, movimentos políticos chegaram a solicitar o adiamento do pleito, mas não foram atendidos. A disputa que apontará no novo presidente do clube e renovará 150 cadeiras do conselho deliberativo acontecerá em 10 de dezembro.

Desta forma, o Inter votará um dia antes de definir se fica na Série A ou cai para a Série B do Brasileirão. No domingo (11), o time enfrenta o Fluminense fora de casa.

A data foi mantida após reunião entre líderes de movimentos políticos, no Beira-Rio, na noite de quarta-feira. A proposta apresentada por boa parte dos grupos previa adiamento da eleição para 17 de dezembro.

O argumento dos solicitantes era não dividir o foco do clube às vésperas da 38ª rodada. Com 42 pontos, o Internacional precisa vencer o Fluminense e torcer para um tropeço de Vitória ou Sport. O time baiano recebe o Palmeiras e a equipe pernambucana encara o Figueirense, na Ilha do Retiro. Somente a combinação de resultados salva o Colorado.

A comissão eleitoral negou o pedido de adiamento com base em duas justificativas. A primeira: o estatuto. O texto diz que as eleições gerais precisam ocorrer na primeira quinzena de dezembro. A segunda: com a nova data, o número de eleitores seria modificado.

Um dos pré-requisitos para votação é ter 16 anos na data da eleição. Com uma semana a mais, o universo de sócios aptos a votar aumentaria. E afetaria a organização , com base de dados já entre ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral) e pouco tempo para correção.

Na eleição à presidente, Marcelo Medeiros disputa com Pedro Affatato. Medeiros é amplo favorito e deverá vencer com boa margem de folga. Na disputa para renovação de cadeiras no conselho, um cenário oposto.