Primeira Liga presta homenagem a opositor de Del Nero morto em tragédia

Bruno Freitas, Danilo Lavieri, Luiza Oliveira

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação/CBF

    Delfim Peixoto (dir.) cumprimenta ex-presidente da CBF José Maria Marin

    Delfim Peixoto (dir.) cumprimenta ex-presidente da CBF José Maria Marin

A Primeira Liga teria muito mais dificuldade de existir caso não contasse com o apoio de Delfim Pádua Peixoto Filho. Morto no acidente que vitimou quase toda a delegação da Chapecoense, ele era presidente da Federação Catarinense de Futebol e vice-presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

O ex-dirigente foi um dos principais entusiastas da Liga especialmente por ser o maior opositor de Marco Polo Del Nero, presidente da CBF.

"Desde os primeiros passos da Primeira Liga o Delfim teve uma importância muito grande para a constituição e desenvolvimento da entidade. A segunda reunião dos clubes, onde a constituição da liga era apenas um sonho, foi realizada na sede da FCF em julho do ano passado", relembra o diretor jurídico da Primeira Liga, Eduardo Carlezzo.

Ele relembra como Delfim era enfático na hora de declarar apoio publicamente à ideia: "Foi o único presidente de federação a declarar apoio irrestrito e incondicional à Liga. Devemos lembrar e enaltecer a coragem que o Delfim teve em se opor ao status quo e propor mudanças na CBF, quando havia um silêncio quase que constrangedor no mundo do futebol", completou.

Delfim foi uma das 71 vítimas e deve ter seu corpo velado no sábado de manhã no gramado da Arena Condá. Morto aos 75 anos, ele tem na trajetória de vida o fato de ter sido preso político por combater a ditadura e 31 anos à frente da Federação Catarinense de Futebol.

"É com muita tristeza que vemos um amigo nos deixar. Fica uma lacuna no futebol, a qual esperamos possa ser preenchida por pessoas que compartilhem os mesmos valores que ele defendia", finalizou Carlezzo.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos