Topo

Tite cancela viagem à Europa para comparecer ao velório em Chapecó

Tite iria à Europa para conferir jogos envolvendo brasileiros, entre eles Barça x Real - Reprodução/UOL
Tite iria à Europa para conferir jogos envolvendo brasileiros, entre eles Barça x Real Imagem: Reprodução/UOL

Bruno Freitas, Danilo Lavieri, Felipe Vita e Luiza Oliveira

Do UOL, em Chapecó

01/12/2016 12h00

Tite cancelou a viagem que teria à Europa e confirmou que estará em Chapecó para o velório coletivo em Chapecó. O técnico da seleção brasileira iria para o exterior com o intuito de assistir a jogos envolvendo atletas brasileiros, entre eles o clássico Barcelona x Real Madrid. No entanto, o treinador comunicou que permanecerá no Brasil.

O velório coletivo deve acontecer na sexta, mas ainda depende da liberação dos corpos na Colômbia. O presidente da Fifa, Gianni Infantino, também estará presente.

A Chapecoense, a Polícia Militar, a Polícia Rodoviária Federal, a Prefeitura de Chapecó e o Governo de Santa Catarina fizeram, nesta quarta-feira (30), uma simulação de como será feito o velório das vítimas do trágico acidente aéreo na madrugada da última terça-feira, na Colômbia.

http://t.dynad.net/pc/?dc=5550001892;ord=1480599200260https://t.dynad.net/pc/?dc=5550001577;ord=1480599204807A expectativa da organização é que 100 mil pessoas compareçam na Arena Condápara prestar a última homenagem aos atletas, dirigentes, membros da comissão técnica e jornalistas vítimas na tragédia.

A intenção do time é que todos sejam primeiramente velados no gramado e, em seguida, sejam liberados para o enterro em suas respectivas cidades de origem.

"Não podemos confirmar quando o velório será feito porque dependemos da liberação dos corpos. Mas isso está sendo feito de maneira muito rápida e diria que a tendência é que o velório aconteça na sexta-feira. A nossa intenção é que todos os envolvidos, inclusive os jornalistas, sejam homenageados aqui no gramado, mas vamos respeitar a preferência dos familiares", explicou o vice-presidente do Conselho Deliberativo, Gelson Dalla Costa.

De acordo com o teste feito nesta quarta-feira, até quatro caminhões farão o trajeto de 45 minutos dos caixões (que estarão lacrados) entre o aeroporto e o estádio. Tudo será acompanhado por autoridades que também fecharão as vias.

No gramado, os caixões ficarão em tendas e ficarão alinhados de uma forma que os torcedores consigam transitar entre eles para dar o último adeus. A princípio, não será permitido que os torcedores parem em frente aos caixões para evitar tumulto.