Topo

Cortejo de corpos começa com lenços e aplausos, e prefeito de Chapecó chora

2 - Felipe Pereira/UOL - Felipe Pereira/UOL
Colombianos prestam solidariedade às vítimas do acidente aéreo com a Chapecoense
Imagem: Felipe Pereira/UOL

Felipe Pereira

Do UOL, em Medellín (COL)

02/12/2016 15h28

Os tempos modernos não comportam mais cortejos, senão em ocasiões de comoção coletiva. E Medellín fechou as principais ruas da cidade para se despedir das vítimas do acidente aéreo em La Unión, na Colômbia, que saíram sob aplausos, lenços brancos balançando e gritos de campeão.

Um cortejo de 37 carros com 50 corpos deixou a rua que concentra as principais funerárias de Medellín em direção ao aeroporto da cidade, acompanhado de batedores e carros de bombeiros. Dezenas de pessoas acenam das calçadas, além de motos que acompanham o comboio produzindo um buzinaço. 

Cortejo - Reprodução/Sportv - Reprodução/Sportv
Carros com corpos das vítimas deixam funerárias em Medellín
Imagem: Reprodução/Sportv

Os colombianos se concentraram antes mesmo da saída do cortejo para prestar solidariedade com faixas, cartazes e mensagens de apoio. Diante de nova mostra de solidariedade do povo de Medellín, o prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, se emocionou bastante e não segurou o choro. 

Ele recebeu flores, placas de homenagem e foi abraçado por cidadãos colombianos. Após o fim do cortejo, Buligon embarcará a Chapecó no primeiro voo comercial. O embaixador do Brasil na Colômbia, Júlio Bitelli, também acompanhou o comboio pelas ruas de Medellín. 

Ao longo do trajeto, apesar da chuva que caiu sobre Medellín na tarde desta sexta, diversas pessoas se mantiveram de pé às margens das ruas acenando com pedaços de pano verdes e brancos. Pelas ruas da cidade, os carros que passavam na direção contrária do comboio buzinavam para o cortejo. 

Os corpos devem deixar a Colômbia em voo da Força Aérea Brasileira (FAB) no fim da noite desta sexta-feira (2), com previsão de chegada a Chapecó na manhã de sábado (3). Da cidade catarinense, eles seguirão para seu destino final. 

?