Topo

Descobridor de CR7 achou nova promessa portuguesa de R$ 210 milhões

Gelson Martins tem 21 anos e se destaca por Sporting e seleção portuguesa - Patricia de Melo Moreira/AFP
Gelson Martins tem 21 anos e se destaca por Sporting e seleção portuguesa Imagem: Patricia de Melo Moreira/AFP

Do UOL, em São Paulo

02/12/2016 06h00

Barcelona, Real Madrid, Manchester United, Manchester City, Bayern, Inter de Milão: a cada semana, a lista de grandes clubes interessados em seu futebol aumenta. Os valores tratados também chamam a atenção. Nascido em Cabo Verde, o atacante Gelson Martins é o novo nome promissor do futebol português. E um dos primeiros a apostar nisso foi o descobridor de Cristiano Ronaldo.

Gelson Martins tem 21 anos e defende o Sporting de Lisboa. Chegou ao clube em 2010, aos 15 anos, bancado por Aurélio Pereira, o criador do departamento de observação do Sporting e um dos maiores incentivadores da contratação de outro jovem atacante anos atrás: Cristiano Ronaldo.

Pereira viu o rápido garoto atuando pelo Benfica e pediu sua contratação à diretoria do Sporting. O acordo fechado era simples: o salário não era tão alto, mas ele ganharia 30 mil euros se fizesse cinco partidas pelo time profissional. Gelson já bateu a meta e hoje sua multa rescisória é de 60 milhões de euros (cerca de R$ 210 milhões).

Mais que isso, o atacante já figura nas convocações da seleção principal de Portugal, pela qual faz companhia a Cristiano Ronaldo e ajudou com assistências nas eliminatórias da Copa de 2018. Em comum, eles têm o fato de conseguirem fazer brilhar os olhos de Aurélio Pereira.

Responsável pela observação de jogadores do Sporting, Pereira até hoje costuma ir parques públicos e campos de futebol para acompanhar jovens talentos. “Eu gosto muito de futebol de rua. E descobrem-se muitos talentos assim. Para mim é um enorme prazer vê-los jogar”, contou Pereira.

Gelson Martins, no entanto, não deve ficar muito tempo no Sporting. Na semana passada, ele recusou uma proposta do clube para aumentar seu contrato, que atualmente termina em 2021. O jogador disse que não pretende sair, mas evitou um vínculo que lhe renderia aumento salarial e também uma multa rescisória muito mais cara.

Um dos jogos que o colocou ainda mais em evidência na mídia europeia foi contra o Real Madrid, pela Liga dos Campeões. Os grandes clubes passaram a segui-lo com maior atenção e agora preparam seus cofres para tentar contar com seu futebol. A concorrência será forte.