Topo

Médico da CBF diz que Follmann retirou tubos; vítimas são transferidas

Divulgação
Imagem: Divulgação

Leandro Carneiro

Do UOL, em São Paulo

02/12/2016 16h13

Médico da CBF, Jorge Pagura, que está em Medellin para acompanhar os sobreviventes brasileiros da queda do avião da Chapecoense, trouxe boas notícias em relação aos jogadores do time. O goleiro Jackson Follmann apresentou uma boa evolução, assim como Alan Ruschel.

“Jackson foi desentubado pela manhã, só tem uma fratura que deve ser tratado no momento adequado. Está bem, está estável. A perna esquerda que tinha risco de amputação reduziu drasticamente. Risco ainda existe devido à gravidade”, falou.

Jorge Pagura ainda revelou que Alan Ruschel, Rafael Henzel e Neto irão todos para a clínica San Vicente Fundacion, onde está o goleiro Jackson. O motivo da transferência é para facilitar o acompanhamento médico com todos no mesmo local. Resta apenas ao zagueiro Neto para ser movido para o local.

O médico também falou sobre a situação do jornalista Rafael Henzel que teve de passar por um pequeno procedimento cirúrgico. “Ele fez um procedimento com uma fibra ótica na traqueia para auxiliar os pulmões retirar a secreção, mas está estável”, completou.

Sobre o lateral Alan Ruschel, o médico informou que ele também está bem e estável. Pagura disse que o problema da coluna do jogador já foi resolvido e aguarda sua evolução.

Mais cedo, na tarde desta sexta (02), o último boletim médico divulgado pela Chapecoense, afirma que o quadro dos quatro sobreviventes é estável.

Os médicos relatam que a evolução do lateral Alan Ruschel é boa. "Foi submetido à cirurgia na coluna vertebral e inspira cuidados. Está com movimentos normais em membros superiores e inferiores. Apesar das múltiplas escoriações, oferece boas perspectivas de melhora. Já conversou com a família", diz o boletim.

"Zagueiro Neto: Clinicamente está bem. Foi o último dos resgatados, também apresenta boas perspectivas de melhora. Goleiro Follmann: É o que se encontra em estado mais grave. Teve uma das pernas amputadas. Ainda assim, seu quadro é estável. Está entubado e requer mais cuidados. Jornalista Rafael Henzel: Sofreu um trauma torácico e uma fratura de perna. O estado também é crítico, mas as perspectivas são otimistas. O pulmão apresentou melhoras".

O boletim ainda explica que não há previsão de alta dos pacientes, porque a situação ainda inspira cuidados, mas ressalta que os sobreviventes estão sendo muito bem assistidos.