Topo

Veja as homenagens que cada clube planeja fazer à Chape na última rodada

Flamengo jogará com escudo da Chapecoense ao lado do rubro-negro - Divulgação/Flamengo
Flamengo jogará com escudo da Chapecoense ao lado do rubro-negro Imagem: Divulgação/Flamengo

Do UOL, em São Paulo

02/12/2016 06h00

Os clubes que participam do Campeonato Brasileiro se uniram para ajudar a Chapecoense a se reerguer após o trágico acidente que matou 71 pessoas. A maioria já se disse disposta a emprestar jogadores sem custo aos catarinenses.

Logo no dia seguinte à tragédia, eles lançaram notas oficiais lamentando o fato e encheram suas páginas nas redes sociais com homenagens ao time de Santa Catarina. Veja quais outras ações os clubes já anunciaram que farão na última rodada do Brasileiro, marcada para o próximo dia 11.

Palmeiras

Palmeiras Chape - REUTERS/Paulo Whitaker - REUTERS/Paulo Whitaker
Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker

O campeão brasileiro recebeu o aval de seus patrocinadores para usar a camisa da Chapecoense na última rodada do campeonato, contra o Vitória, na Bahia. O Palmeiras foi o último time a enfrentar a Chape, no domingo passado.

Vitória

Vitoria Chape - Divulgação/Vitória - Divulgação/Vitória
Imagem: Divulgação/Vitória

Em ação conjunta com o Palmeiras, o Vitória também usará uniforme da Chape no jogo no Barradão. Os baianos vestirão a camisa branca, enquanto os paulistas terão o uniforme principal, predominantemente verde.

Corinthians

Com um veto tradicional ao verde por conta da rivalidade com o Palmeiras, o Corinthians já cogita entrar em campo com traços da cor na última rodada. Desenhos de uniformes corintianos já vêm sendo estudados pela diretoria, que diz precisar conversar com patrocinadores para confirmar a ideia.

Flamengo

Flamengo Chape -  -

Entrará em campo com a camisa da Chape e depois usará no jogo seu uniforme branco com o escudo catarinense em preto e branco. O uniforme será doado aos catarinenses para que se faça um leilão. O clube também batizará uma sala de imprensa de seu centro de treinamento com o nome de Victorino Chermont, jornalista que morreu no acidente.

São Paulo

Planeja entrar com um uniforme preto com detalhes em verde e leiloar peças utilizadas pelos jogadores para arrecadar fundos e doar aos familiares das vítimas.

Figueirense

Figueira Chape - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Os catarinenses vão usar o escudo do rival na própria camisa, além de estampar nela o nome das vítimas do acidente na Colômbia. A sala de imprensa do Orlando Scarpelli também será batizada com o nome de André Podiacki, jornalista morto no acidente. 

Atlético-MG

O rival da Chapecoense na última rodada já declarou que não vai entrar em campo. Antes havia iluminado sua sede de verde. Também conversam com o Grêmio para definir que tipo de homenagem será feito no jogo de volta da final da Copa do Brasil, a primeira partida no Brasil após a tragédia com a delegação catarinense.

Cruzeiro

Mineiros e catarinenses têm a Umbro como fornecedora de material esportivo, e isso facilitaria a cessão de uniformes da Chape ao Cruzeiro. O clube celeste já disse que fará homenagens na última rodada, contra o Corinthians, mas ainda não definiu como. Uma possibilidade é entrar em campo vestido com o uniforme catarinense.

Grêmio

Renato Chape - Lucas Uebel/Divulgação Grêmio - Lucas Uebel/Divulgação Grêmio
Imagem: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

Além de negociar com o Galo homenagens na final da Copa do Brasil, os gaúchos já viram seu técnico, Renato Portaluppi, conceder entrevista coletiva vestido com o uniforme da Chape.

Coritiba

A grande final da Sul-Americana seria no Couto Pereira e por isso o Coritiba anunciou que fará um culto ecumênico em seu estádio no dia 7 de dezembro, data marcada para a partida. A Chapecoense não podia atuar em seu estádio por conta do regulamento da Conmebol, que diz que apenas estádio com capacidades para no mínimo 40 mil pessoas possam sediar a final.

Atlético-PR

O Furacão também ignorou a rivalidade local e iluminou seu estádio de verde. O clube também estuda novas homenagens para a última rodada.

River Plate

Os argentinos, que jogaram contra a Chape na Sul-Americana do ano passado, entraram em campo com o distintivo do clube no peito na última quinta-feira. Outros clubes como Racing e Huracán anunciaram que farão o mesmo. No domingo, O River promete usar um uniforme predominante verde.

Atlético Nacional

Depois de fazer uma emocionante homenagem na quarta em seu estádio, o Nacional quer jogar todo de preto sua próxima partida para marcar o luto que está vivendo.

Cádiz

O clube da segunda divisão espanhola disse que vai convidar a Chapecoense para participar do torneio Ramón da Carranza na próxima temporada. Todas as despesas seriam pagas pela prefeitura da cidade e toda a renda do jogo seria revertida às famílias das vítimas.