Topo

Temer deixa velório sem discurso e adota saída discreta da Arena Condá

Paulo Lisboa/Brazil Photo Press/Folhapress
Imagem: Paulo Lisboa/Brazil Photo Press/Folhapress

Bruno Freitas, Danilo Lavieri, Felipe Vita e Luiza Oliveira

Do UOL, em Chapecó (SC)

03/12/2016 18h07

A presença do presidente Michel Temer no velório coletivo da delegação da Chapecoense neste sábado foi discreta. Apesar de se dirigir à Arena Condá, contrariando a expectativa de que participasse apenas do protocolo da chegada dos corpos no aeroporto, pela manhã, o chefe da nação não esteve entre os protagonistas das homenagens da tarde.

A longa homenagem a jogadores, comissão técnica e dirigentes da Chapecoense contou com uma série de discursos, inclusive um pronunciamento em português do suíço Gianni Infantino, presidente da Fifa. No entanto, Temer não constou na lista de autoridades que se dirigiram ao público presente ao velório.

No momento em que Temer foi anunciado, o público reagiu de forma quase indiferente, sem manifestações de qualquer natureza – ao contrário do entusiasmo oferecido ao técnico Tite e aos visitantes da Colômbia. 

O presidente da República acompanhou o protocolo de pé, sempre acompanhado do embaixador da Colômbia no país, Alejandro Borda. No fim do cronograma de discursos e homenagens, Temer deixou o estádio bem no momento em que o público cantava com entusiasmo um dos gritos de incentivo do time: "Vamo, Vamo, Chape". O chefe da nação abandonou o gramado quase despercebido, cercado por seguranças e distribuindo acenos discretos.  

Antes disso, o presidente entregou aos parentes das vítimas a Medalha da Ordem do Mérito Desportivo, como reconhecimento do governo federal pelos serviços prestados ao País.

Pela manhã, no aeroporto, Temer participou do protocolo de desembarque dos corpos, no aeroporto Serafim Enoss Bertaso. Lá, o presidente interagiu com parentes das vítimas e comunicou a alguns deles que iria à Arena Condá.

"Não poderia dizer que ia ao estádio ontem (sexta-feira) porque senão a segurança teria que revistar as pessoas que entram. Só comuniquei que vou lá agora, para facilitar a vida de todos", declarou o presidente, ainda no aeroporto de Chapecó.

Silêncio, choro e chuva de emoção: Brasil e mundo dão adeus a guerreiros

UOL Esporte