Topo

"Verdadeiro milagre", diz pai de Alan Ruschel sobre recuperação do filho

Felipe Pereira

Do UOL, em Medellín (Colômbia)

03/12/2016 18h26

Um dos seis sobreviventes do voo trágico que matou 71 pessoas na ida da Chapecoense a Medellín, na Colômbia, Alan Ruschel foi extubado e está apresentando sinais de melhora. Em entrevista coletiva concedida neste sábado, seu pai, Flávio, classificou o estado de saúde como um “verdadeiro milagre”.

“Só quero passar que o Alan está bem, evoluindo minuto a minuto, já não é mais dia a dia. [Queria] agradecer ao povo colombiano, às autoridades, agradecer ao carinho do povo brasileiro. Ninguém está medindo esforços para que os quatro [brasileiros feridos] se recuperem bem. Estamos realmente unidos, trocando experiências, um tentando ajudar o outro, mas contentes com essa recepção e a evolução dos quatro que conseguiram escapar desta tragédia. Um verdadeiro milagre”, disse Flávio Ruschel.

Alan teve lesões sérias na coluna e correu risco de perder o movimento das pernas nos primeiros dias. Depois de uma cirurgia bem-sucedida, no entanto, está se recuperando bem e foi extubado neste sábado. Em um post no Instagram do filho, Flávio informou que Alan ainda não tem total consciência do tamanho da tragédia e perguntou ao pai se mais alguém havia morrido.

“Me perguntou quando iria voltar para casa, o que tinha acontecido, se mais alguém havia se machucado. Perguntei se lembrava de algo e disse que não. Sabe que veio jogar na Colômbia. Lhe disse que haviam feito um pouso forçado, que Follmann e Neto estão aqui no hospital também é que estão bem”, disse Flávio.

Além de Alan, os jogadores Neto e Follman também sobreviveram à queda, além do jornalista Rafael Henzel. Todos estão internados em estado grave em Medellín, na Colômbia. Os 64 brasileiros mortos na tragédia foram trazidos neste sábado ao Brasil para o velório em Chapecó e os respectivos enterros.