Topo

Inter entra em semana decisiva. E não é só pela luta contra a Série B

Clube terá eleição majoritária no sábado e joga permanência na Série A no domingo - Divulgação Inter
Clube terá eleição majoritária no sábado e joga permanência na Série A no domingo Imagem: Divulgação Inter

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

05/12/2016 06h00

O futuro do Internacional será definido nos próximos sete dias. Além da 38ª rodada do Campeonato Brasileiro, que apontará se o time permanece na elite ou vai à Série B pela primeira vez na história, o clube terá eleições majoritárias. O pleito renovará cadeiras no conselho e apontará o presidente para o biênio 2017-2018.

A eleição até poderia mudar de data, mas o UOL Esporte mostrou que o pleito foi mantido para sábado (10), com 67 mil sócios aptos a votar.

Durante a semana, Marcelo Medeiros e Pedro Affatato deverão participar de debates. Os dois candidatos à presidência ainda não cruzaram suas ideias. Medeiros é amplo favorito. Ambos concorrem ao cargo mais importante do clube pela segunda vez.

Além do presidente e do conselho de gestão, criado após reforma estatutária aprovada neste ano, a eleição do final de semana servirá para renovar 150 conselheiros dentro de um universo de 342 torcedores. Nove chapas, com 165 candidatos, disputam esta etapa do pleito.

A projeção do Inter indica que a votação pela internet, com cadastro prévio, será maior do que a participação presencial. No estádio Beira-Rio. Em 2014, cerca de 21 mil sócios votaram. Agora, a estimativa é de que 15 mil torcedores votem.

No dia seguinte à eleição, o Internacional tem uma decisão igualmente importante. O time de Lisca visitará o Fluminense na última rodada do Brasileirão. Com 42 pontos, o Colorado precisa vencer e torcer por resultados paralelos para fugir da segunda divisão.

Além de ganhar fora de casa, o Inter tem que torcer por um tropeço de Vitória ou Sport. O time baiano recebe o Palmeiras e a equipe pernambucana joga em casa diante do Figueirense.

Segundo o site Chance de Gol, o Internacional reúne 90,1% de probabilidade de cair. A queda não irá cancelar a participação do clube na edição 2017 da Florida Cup, nos Estados Unidos. Mas obviamente mudará bastante o clube. Assim como a eleição.