Topo

Na Argentina, torcida invade gramado e agride árbitro após gol de rival

Claudio Elichiri, árbitro do jogo, foi agredido por torcedores que entraram em campo após gol do Sansinena - Reprodução - Reprodução
Claudio Elichiri, árbitro do jogo, foi agredido por torcedores que entraram em campo após gol do Sansinena
Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

05/12/2016 20h04

Classificação e Jogos

O futebol argentino voltou a conviver com cenas de violência neste final de semana. Desta vez, em partida neste domingo pelas semifinais da Federal B, equivalente à quarta divisão nacional.

Pela terceira fase da competição, com oito duelos duelos classificam oito times à fase decisiva do torneio, jogavam Sarmiento de Ayacucho e Sansinena. No jogo de ida, o Sansinena venceu em casa por 2 a 1.

Na volta, aos 20 min da etapa final, os jogadores do Sarmiento reclamaram de um pênalti no atacante Maximiliano Herrera. O árbitro Claudio Elichiri não marcou a falta e deu sequência ao lance.

No contra-ataque posterior, os visitantes fizeram 2 a 1 com um chute a gol de Juan Pablo Schefer. O gol irritou os jogadores do time de Ayacucho, que cobraram explicações de Elichiri.

O pior, porém, viria depois. Inconformados, os torcedores do time da casa invadiram o campo para agredir o árbitro. Os auxiliares Juan Chaparro e Juan Bardas também foram cercados e espancados. Um jornalista do site Interior Futebolero foi atingido na cabeça por um objeto atirado das arquibancadas.

Em nota, o site disse repudiar "abertamente a atitude adotada pelos simpatizantes do clube Sarmiento de Ayacucho" e se solidariza "com nossos companheiros (de imprensa), que se viram impossibilitados de finalizar seu trabalho em condições normais e precisaram abandonar o estádio (...)".

A partida foi paralisada, mas o Sansinena foi declarado vencedor. Com o placar agregado de 4 a 2, a equipe avançou à quarta fase, na qual enfrenta o Germinal (clube da cidade de Rawson) em jogos de ida e volta. Quem se classificar garante uma das quatro vagas na Federal A, a terceira divisão local.