Topo

Rafael Henzel manda áudio para rádio: "estamos vivos e prontos pra próxima"

Do UOL, em São Paulo

05/12/2016 11h17Atualizada em 05/12/2016 13h48

O jornalista Rafael Henzel, sobrevivente da queda do avião que matou parte do elenco da Chapecoense na última semana, mandou uma mensagem em áudio direto do hospital onde se recupera do acidente, em Medellín.

Henzel enviou a mensagem para a rádio Oeste Capital de Chapecó, onde trabalha, e pela qual viajou para Medellín para cobrir a primeira partida da final da Copa Sul-Americana da Chapecoense contra o Atlético Nacional, que aconteceria na última quarta (30).

“Oi pessoal. Bom dia, tudo bom? Estou com a voz assim, porque está muito tempo sem usar. Dizer que está tudo bem. Estamos avançando. Deus me deu uma segunda chance. A gente vai ter que trabalhar muito. Todos nós, tá? Mãe fica bem. Tavinho tá bem. Um abração para casa e para curar todas as lesões que teve. O importante é que estamos vivos e prontos para próxima”, disse Henzel em áudio. (o conteúdo pode ser escutado acima).

À ESPN, o primo de Rafael, Roger Valmorbida, que está em Medellín com o jornalista, contou como ele está. "A evolução do Rafael. Eu fiquei acordado com ele. Ele fez radio-X de madrugada .ele está conversando normal. Pediu para conversar com a mãe no Brasil e não conseguiu, acabou que conseguiu mandar um áudio, minha tia mandou de volta e aí começou a emoção. Foi uma emoção de felicidade. Ele entende a gravidade do que aconteceu. Foi difícil o resgaste dele, até o transporte pro hospital ele comentou que doeu muito. Sabe que foi uma tragédia, mas não sabe que dimensão ainda. Hoje pela manhã começamos a mostrar os áudios. De alívio que ele estava esperando há muitos dias. Ele está respondendo melhor, foi um alívio", disse.

Rafael Henzel foi um dos seis sobreviventes da tragédia com o avião da Lamia que matou 71 pessoas. Ele e outros três brasileiros – Alan Ruschel, Neto e Jackson Follmann – recuperam-se no hospital San Vicente.

Neste domingo (04), Rafael Henzel foi extubado e agora já está conversando com familiares. A situação do zagueiro Neto é a mais crítica. Ele ainda respira com a ajuda de aparelhos e trata uma infecção.

Também no domingo, o programa Fantástico, da Rede Globo, mostrou um áudio de Jackson Follmann. "Fala galera. Estou aqui para mandar um abraço para todo mundo. Dizer que estou bem e vou sair dessa rápido. É para todo mundo ficar tranquilo aí. Dessa vez eu passei batido", disse o goleiro.