Topo

Chape x Atlético Nacional: Conmebol estuda final da Recopa já em fevereiro

Campeão da Sul-Americana (foto), Chapecoense disputará a Recopa na temporada 2017 - Divulgação
Campeão da Sul-Americana (foto), Chapecoense disputará a Recopa na temporada 2017 Imagem: Divulgação

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

06/12/2016 18h01

Após a tragédia que vitimou de maneira fatal boa parte de elenco, diretoria e comissão técnica, a Chapecoense começa o planejamento para a próxima temporada. E o clube catarinense pode ter um compromisso importante já no início de 2017. A Conmebol estuda antecipar a realização da Recopa – disputa entre campeões de Libertadores (Atlético Nacional) e Sul-Americana – para fevereiro.

A ideia da confederação sul-americana é que a partida entre Chapecoense e o time colombiano ocorra no final de fevereiro. O martelo, no entanto, ainda não foi batido porque a Conmebol aguarda para saber se os brasileiros “já estarão minimamente reorganizados até lá”, conforme informou um dirigente da entidade.

Nas últimas temporadas, a Recopa Sul-Americana vinha sendo jogada sempre no segundo semestre do ano, com exceção da edição de 2015. Em 2016, o River venceu o Santa Fé por 2 a 1 no segundo jogo e ficou com o título.

A Chapecoense foi declarada campeã da Copa Sul-Americana após reunião da última segunda-feira (5), após a tragédia com o voo que levava a equipe à Medelíin, na Colômbia, para a final do torneio contra o mesmo Atlético Nacional.

No voo que caiu na madrugada do último dia 29, morreram 19 jogadores, 14 integrantes da comissão técnica, 11 dirigentes, 20 jornalistas e sete tripulantes. Os jogadores Alan Ruschel, Neto e Follmann, além do jornalista Rafael Henzel ainda lutam pela vida em hospitais da região. Dois tripulantes sobreviventes já receberam alta e estão em casa.