Topo

Secretário da Fazenda espanhola diz que CR7 pode pegar 6 anos de prisão

Cristiano Ronaldo está envolvido em polêmica fiscal na Espanha - Francisco Seco/AP
Cristiano Ronaldo está envolvido em polêmica fiscal na Espanha Imagem: Francisco Seco/AP

Do UOL, em São Paulo

06/12/2016 15h40

 

Acusado de participar em fraudes fiscais para sonegar cerca de 160 milhões de euros (R$ 587 milhões em valores atuais), Cristiano Ronaldo pode pegar até seis anos de prisão caso o processo siga adiante, segundo o secretário-geral do Ministério da Fazenda da Espanha, José María Mollinedo.

"Estaríamos diante de um delito fiscal grave. Isso supõe que a pena mínima de prisão seja de dois anos por cada ano defraudado. Se a inspeção está aberta por três anos, são no mínimo seis anos de prisão", disse Mollinedo à rádio RAC1.

Mollinedo também declarou que, se desejar, Cristiano pode se antecipar aos procedimentos e reconhecer os delitos para reduzir uma possível pena.

"Se, antes de dois meses desde o início da investigação, ele reconhece judicialmente os feitos e pagar a quantia defraudada, pode-se rebaixar até dois grau da pena. Pela envergadura das informações, acreditamos que [o caso] deve passar diretamente ao Ministério Público", afirmou.

Cristiano Ronaldo foi acusado de usar paraísos fiscais para evadir impostos, em suposto esquema que teria a participação de seu empresário, Jorge Mendes.

Já representantes do jogador alegaram sua inocência e apresentaram um certificado emitido pela Agência Tributária. O documento provaria que "conforme os dados da Agência Tributária, o solicitante (Cristiano Ronaldo) se encontra em dia com suas obrigações tributárias".

Quer receber notícias de futebol internacional de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.