Topo

Eletricista se transforma no roupeiro mais bem-vindo e elogiado da Espanha

Serrano é roupeiro e "faz tudo" do Tudelano, da 3ª divisão espanhola - Divulgação
Serrano é roupeiro e 'faz tudo' do Tudelano, da 3ª divisão espanhola Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

07/12/2016 06h00

Esqueça aquelas imagens famosas de vestiários bagunçados, sujos, deixados assim por times visitantes no futebol. Na Espanha, um eletricista que trabalha como roupeiro se tornou um exemplo de limpeza e organização a ponto de receber elogios de inúmeros adversários. Os rivais sabem que quando ele está no estádio uma lição de cidadania e profissionalismo será dada.

José Serrano sempre trabalhou como eletricista, mas há cinco anos é roupeiro e um "faz tudo" do Tudelano, da terceira divisão espanhola. Antes e depois dos jogos, é ele o principal responsável por limpar e organizar o vestiário de seu time. E ele leva isso muito a sério. O vestiário do Tudelano fica impecável quando a equipe visita seus rivais.

“São raros os que deixam o vestiário tão limpo depois de um jogo. Para nós, é um prazer receber o Tudelano aqui. Não havia nenhum rastro de que um time de futebol havia passado por nossas instalações. Ele é um fenômeno”, resumiu o Lealtad, também da terceira divisão, ao ABC.

Serrano, de 36 anos, minimiza os elogios, mas destaca: os jogadores aprenderam a ajudá-lo e agora todos põem a mão na massa. “Só faço meu trabalho. Além disso, conto com a ajuda dos jogadores, que já se acostumaram e viram que não é tão difícil jogar as bandagens ou uma garrafa de água no lixo. É tudo uma questão de costume”, conta o roupeiro, apelidado de “Dom Limpo”.

Além de todo o trabalho nas partidas, Serrano também lava a roupa dos times da base e ajuda na manutenção do estádio do Tudelano. E não reclama disso. “Estou aqui para o que precisar”.

Segundo ele, o mais curioso de ser reconhecido por diversos adversários graças à sua organização é que, no passado, eram muitas as cobranças que recebia em casa, tamanha a bagunça que fazia.

“Há alguns anos era minha irmã quem me obrigava a recolher todas minhas coisas em casa. Agora eu que fico perseguindo os jogadores”, diverte-se Serrano. “Antes eu era um desastre, mas atualmente sou cuidadoso em casa e faço o mesmo que mostro nos vestiários. Está tudo sempre limpo”, conclui o famoso roupeiro.