Topo

Edu: Brasil x Colômbia deve ter só atletas do país para evitar "saia-justa"

Edu Gaspar, coordenador de seleções da CBF - Lucas Figueiredo/Mowa Press
Edu Gaspar, coordenador de seleções da CBF Imagem: Lucas Figueiredo/Mowa Press

Do UOL, em São Paulo

09/12/2016 13h43

O coordenador de seleções da CBF, Edu Gaspar, indicou que a convocação para o amistoso entre Brasil e Colômbia, que deve ser disputado em janeiro para ajudar familiares das vítimas da tragédia da Chapecoense, deve contar apenas com jogadores que atuam no país.

O motivo, segundo ele, é evitar o "constrangimento" de receber recusas de clubes europeus em liberar seus atletas para um jogo beneficente no meio da temporada e fora de uma data Fifa.

"Nós estamos tentando entender a melhor forma de convocação, até porque convocar jogadores europeus é complexo. Eles vão estar jogando em seus clubes, em momentos talvez importantíssimos, e eu não gostaria de deixar o clube e o atleta em saia-justa, fazer o clube dar uma negativa para uma situação extremamente delicada como é um jogo desses, de homenagem", afirmou Edu à rádio Bandeirantes.

"Vamos supor que eu ligue para o PSG dizendo que quero convocar um jogador deles. Se o clube ou o atleta dá uma negativa para uma situação dessas, é extremamente constrangedor. Não gostaria de colocar os clubes em uma situação dessas, de falar não", completou.

O dirigente também disse que o destino da renda da partida ainda não foi completamente definido. "O que posso adiantar, não cravar, é que algo está sendo visto no sentido de [doar a renda] talvez para os familiares, talvez para a Chapecoense. São questões que vão ser discutidas, porque nós paramos depois da tragédia naquela semana, e estamos agora vendo essas questões".

Segundo o secretário-geral da CBF, Walter Feldman, a data provável para o amistoso é 22 de janeiro. Nesse período, os clubes europeus estarão no meio das competições, enquanto os brasileiros ainda estarão em pré-temporada.