Fifa estuda pênaltis já na fase de grupos de Copa com 48 times, diz jornal

Do UOL, em São Paulo

  • AFP PHOTO / OLIVIER MORIN

    Decisões sobre o formato do torneio devem ser tomadas em janeiro

    Decisões sobre o formato do torneio devem ser tomadas em janeiro

Todos os jogos da fase de grupos da Copa do Mundo de 2026, que o presidente da Fifa, Gianni Infantino, deseja que tenha 48 times, podem terminar em disputas de pênalti caso as partidas acabem empatadas no tempo normal.

De acordo com o jornal inglês "The Times", decidir jogos nas penalidades é uma proposta considerada pelos executivos da Fifa que corre em paralelo ao formato da Copa a ser disputada daqui 10 anos.

A ideia viria para sanar uma preocupação de um torneio com 16 grupos de três times, de onde duas equipes avançariam à fase eliminatória. Tal formato apresentaria um problema: um empate na partida final de cada chave poderia garantir ambos os times na fase seguinte, o que facilitaria um jogo de comadres. Com um vencedor e um perdedor definido em todos os jogos, a ideia de um empate que sirva às duas partes não será mais válida.

Desta forma, situações como a ocorrida na Copa do Mundo de 1982, quando a Alemanha Ocidental derrotou uma conformada Áustria por 1 a 0 no último jogo de um grupo de três times, resultado que eliminou a Argélia e classificou ambos os países europeus.

O novo formato da Copa do Mundo será definido no conselho da Fifa a ser realizado em janeiro de 2017. Infantino quer aumentar o número de seleções e, ao mesmo tempo, manter um torneio que possa ser disputado em um intervalo de tempo igual ao das edições recentes da competição.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos