Topo

Fifa estuda pênaltis já na fase de grupos de Copa com 48 times, diz jornal

Decisões sobre o formato do torneio devem ser tomadas em janeiro - AFP PHOTO / OLIVIER MORIN
Decisões sobre o formato do torneio devem ser tomadas em janeiro Imagem: AFP PHOTO / OLIVIER MORIN

Do UOL, em São Paulo

09/12/2016 14h29

Todos os jogos da fase de grupos da Copa do Mundo de 2026, que o presidente da Fifa, Gianni Infantino, deseja que tenha 48 times, podem terminar em disputas de pênalti caso as partidas acabem empatadas no tempo normal.

De acordo com o jornal inglês “The Times”, decidir jogos nas penalidades é uma proposta considerada pelos executivos da Fifa que corre em paralelo ao formato da Copa a ser disputada daqui 10 anos.

A ideia viria para sanar uma preocupação de um torneio com 16 grupos de três times, de onde duas equipes avançariam à fase eliminatória. Tal formato apresentaria um problema: um empate na partida final de cada chave poderia garantir ambos os times na fase seguinte, o que facilitaria um jogo de comadres. Com um vencedor e um perdedor definido em todos os jogos, a ideia de um empate que sirva às duas partes não será mais válida.

Desta forma, situações como a ocorrida na Copa do Mundo de 1982, quando a Alemanha Ocidental derrotou uma conformada Áustria por 1 a 0 no último jogo de um grupo de três times, resultado que eliminou a Argélia e classificou ambos os países europeus.

O novo formato da Copa do Mundo será definido no conselho da Fifa a ser realizado em janeiro de 2017. Infantino quer aumentar o número de seleções e, ao mesmo tempo, manter um torneio que possa ser disputado em um intervalo de tempo igual ao das edições recentes da competição.