Topo

Grafite é liberado pelo Santa Cruz e deve acertar com time do exterior

Grafite é o vice-artilheiro do Campeonato Brasileiro, com 13 gols - Marlon Costa/Futura Press/Futura Press/Estadão Conteúdo
Grafite é o vice-artilheiro do Campeonato Brasileiro, com 13 gols Imagem: Marlon Costa/Futura Press/Futura Press/Estadão Conteúdo

Marcello De Vico

Do UOL, em Santos (SP)

09/12/2016 14h31

Grafite não deve seguir no Santa Cruz para a temporada 2017. O atacante, que tinha vínculo até o final do ano que vem, rescindiu contrato e foi liberado para procurar outro clube.

Segundo apurou o UOL Esporte, foi feito um acordo entre o presidente Alírio Moraes e o jogador para que ele ‘teste o mercado do Oriente Médio e da China’.

Segundo nota publicada pelo Santa Cruz em seu site oficial, o contrato de Grafite 'tinha uma cláusula que permitia a rescisão, caso o Santa não permanecesse na Série A, e algum clube, do Brasil ou do exterior, apresentasse uma proposta mais vantajosa'. 

“Tivemos uma reunião ontem. Ele, com sua postura sempre correta, ética, cumpridor de seus compromissos, nos comunicou do interesse de outros clubes. Não poderia ter tido outro comportamento”, explicou Alírio, em nota publicada no site do time pernambucano. 

Grafite, inclusive, já viajou na última quinta-feira para o exterior. O atacante pretendia estar em campo no jogo de domingo, contra o São Paulo, mas o adiamento da rodada fez com que o jogador virasse desfalque, uma vez que ele já tinha passagem comprada para viajar.

Caso Grafite não acerte com outro clube, ele deve procurar novamente o Santa Cruz para, quem sabe, encerrar a carreira jogando pelo time coral no ano que vem.

Grafite chegou ao Santa Cruz em julho de 2015 e ajudou o time a conquistar os títulos da Copa do Nordeste e do Campeonato Pernambucano deste ano. Em contrapartida, apesar dos 13 gols na Série A, não conseguiu evitar o rebaixamento para a segunda divisão.

Durante a campanha no Campeonato Brasileiro, no mês de julho, Grafite – que havia recusado diversas propostas de outros clubes – renovou contrato com o Santa Cruz até o fim de 2017.

Para seguir para a próxima temporada, porém, o atacante precisaria aceitar uma redução salarial por conta da crise financeira que vive o clube coral.

Grafite ainda deve retornar ao Recife, no dia 20 de dezembro, para acertar os últimos detalhes contratuais com o clube coral.