Topo

"Firme e forte", diz Henzel em vídeo. Médicos planejam transferências

Do UOL, em São Paulo

10/12/2016 15h57

O jornalista Rafael Henzel foi transferido para o quarto neste neste sábado e divulgou um vídeo agradecendo a solidariedade do povo colombiano. O sobrevivente da tragédia com o avião da Chapecoense e funcionário da Rádio Condá aparece com fisionomia boa na gravação e já fala com um tom que lembra os profissionais de rádio. Ele já pensa em voltar ao país.

“Todos nós estamos firmes e fortes nos recuperando para voltar o quanto antes para nossa casa. E também, claro, buscar o apoio do torcedor da Chapecoense"

Henzel acrescentou que este é o estado de espírito dos quatro brasileiros que sobreviveram ao acidente. O jornalista disse que foi tratado com muito carinho pelo povo colombiano e agradeceu a corrente de oração dos brasileiros.

Os médicos também divulgaram um boletim em que revelaram que e planejam a transferência de dois pacientes: o próprio Rafael Henzel e Alan Ruschel. Ainda não há uma data definida porque a remoção depende de melhora no estado clínico dos dois.

A preocupação em relação ao jornalista é uma infecção pulmonar. Ele passou por uma tomografia e o resultado vai indicar quando poderá voltar apara Chapecó afirmou o diretor clínico do Hospital San Vicente, Ferney Rodríguez.

Com Alan Ruschel o problema é uma infecção urinária que os médicos tentam controlar. Ela não é grave nem precisa estar totalmente curada para permitir o voo, mas é necessário aguardar os resultados do tratamento nas primeiras 48 horas para autorizar a entrada em um avião.

Outra notícia positiva diz respeito ao goleiro reserva Follmann. Houve uma cirurgia de revisão na perna que foi amputada no local do acidente e não foi constatado sinal de infecção. Isto significa que, pelo menos por enquanto, a extensão da amputação não será ampliada.

Neto continua na UTI e o sistema respiratório está em estado crítico. Mas ainda assim a situação é de avanço porque ele completou 24 horas sem auxílio artificial para respiração.