Topo

Chegadas, saídas e retornos. Semana começa com expectativas no Cruzeiro

Presidente Gilvan, vice Bruno Vicintin e técnico Mano já pensam no time de 2017 - Thiago Fernandes/UOL
Presidente Gilvan, vice Bruno Vicintin e técnico Mano já pensam no time de 2017 Imagem: Thiago Fernandes/UOL

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

12/12/2016 06h00

Terminado o Brasileirão, a diretoria do Cruzeiro já passa a tratar com mais clareza assuntos que antes não eram comentados na Toca da Raposa. A partir desta segunda-feira, futuros reforços chegam ao clube mineiro para assinarem novos contratos, enquanto outros se desligarão da equipe. Durante os próximos 30 dias, o clube também deverá começar a selecionar quais atletas que retornam de empréstimos serão aproveitados no elenco profissional, além de procurar um novo diretor de futebol para ocupar a vaga de Thiago Scuro.

As primeiras novidades não serão surpresas. Já confirmados, o zagueiro Caicedo e o lateral esquerdo Diogo Barbosa são esperados em Belo Horizonte para realizarem exames médicos e assinarem o contrato. O primeiro vem do Independiente del Valle e também tem presença na seleção do Equador, e vai firmar um contrato de cinco anos. Já o segundo defendeu o Botafogo neste último Brasileirão e vai assinar por duas temporadas.

O ainda atual diretor de futebol Thiago Scuro não ficará mais no clube para a temporada de 2017. O executivo pediu demissão do Cruzeiro, mas ficará até o final do ano e vai participar de parte do planejamento para o ano que vem. Paralelo a isso, os outros diretores terão que buscar um novo diretor para o cargo. Este também será um dos prováveis temas a serem tratados em uma entrevista coletiva dos diretores no início desta semana.

Na porta de saída, dois outros atletas estão praticamente com os pés fora do clube. O zagueiro Bruno Rodrigo não conseguiu prolongar sua estadia e já se despediu dos companheiros no último domingo, no Mineirão. Bruno ficou no Cruzeiro por quase quatro temporadas, conquistando três títulos, sendo dois Brasileiros, além de alcançar o terceiro lugar no ranking de maiores zagueiros artilheiros na história celeste.

A experiência de quase um ano emprestado não animou e o lateral Lucas também não deverá ficar, sendo devolvido ao Palmeiras. Em contrapartida, quem vem do campeão brasileiro é o também lateral Fabiano. O autor do gol do título agrada o treinador Mano Menezes e pode voltar ao clube mineiro, assim como Neílton, que retorna do Botafogo. No setor defensivo, Léo já renovou seu vínculo com o Cruzeiro. A expectativa agora fica para outra renovação, do zagueiro Dedé.

Além dos jogadores que terminaram o ano no clube e já foram liberados para as férias, a diretoria também vai ter que se organizar para definir o futuro de mais de dez atletas que voltam de empréstimo. Além de Fabiano e Neílton, já mencionados, o clube ainda contará com mais de um time inteiro de "reforços" que podem ficar, serem negociados ou repassados novamente a outras equipes. Os nomes são: Douglas Grolli, Mena, Pará, Willians, Souza, Willian Farias, Uillian Correia, Gabriel Xavier, Allano, Pisano, Joel, Roni e Rafael Silva.

Quer receber notícias do Cruzeiro de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.