Cristiano Ronaldo vence a Bola de Ouro da France Football

Do UOL, em São Paulo

Cristiano Ronaldo é o vencedor da Bola de Ouro 2016 da France Football. Nesta segunda-feira (12), no pleito da revista francesa, o craque português foi eleito o melhor jogador do mundo no ano.

Lionel Messi e Antoine Griezmann completaram o pódio, respectivamente. Único brasileiro no páreo, Neymar ficou na quinta colocação, atrás também de Luis Suárez. 

Com o troféu em 2016, Ronaldo chega à sua quarta Bola de Ouro, deixando Cruyff, Platini e Van Basten para trás com três. Messi é o recordista com cinco. 

"Para mim, é uma grande honra receber a minha quarta Bola de Ouro. A emoção é de como se fosse a primeira vez. É um sonho realizado, de novo. Nunca pensei antes ganhar quatro vezes a Bola de Ouro. Estou muito satisfeito, muito feliz de ter a oportunidade. Quero agradecer meus colegas de equipe do Real. Todos os jogadores me ajudaram a conquistar esse prêmio individual", afirmou Ronaldo em vídeo gravado antes da viagem ao Japão para disputa do Mundial de Clubes. 

A Bola de Ouro é um dos troféus mais tradicionais do futebol. Entre 2010 e 2015, o prêmio foi entregue em parceria da France Football com a Fifa, mas neste ano a revista francesa e a entidade máxima voltam a premiar os melhores do mundo separadamente. (Entenda aqui as diferenças).

Por sua vez, a Fifa irá determinar quem foi o melhor de 2016 no próximo 9 de janeiro. Os concorrentes são, além de Ronaldo, Messi e Griezmann.

Divulgação/RealMadrid
Cristiano Ronaldo comemora a conquista de sua quarta Bola de Ouro

Ronaldo havia levado o troféu em 2008, antes da unificação, ainda quando atuava pelo Manchester United, e em 2013 e 2014. Para consagrar-se o Bola de Ouro neste ano, CR7 conquistou os dois principais campeonatos que participou: Liga dos Campeões pelo Real Madrid e a Eurocopa inédita por Portugal. 

O capitão português salientou a importância do título inédito. "Foi o melhor ano da minha carreira a nível coletivo e individual. Conquistar um título com Portugal era algo que faltava no meu currículo, foi um dos momentos mais importantes. Mas também ganhar a Champions com o Real", destacou. 

Conquista da Bola de Ouro 2016 coroa ano perfeito de Cristiano Ronaldo

Vale lembrar que o colegiado que elege a Bola de Ouro é formado somente por jornalistas, à medida que o Melhor do Mundo da Fifa será eleito por votação popular e dos técnicos e capitães de seleções. 

Confira o ranking da Bola de Ouro 2016*

1º - Cristiano Ronaldo

2º - Lionel Messi

3º - Antoine Griezmann

4º - Luis Suárez

5º - Neymar

6º - Gareth Bale

7º - Riyad Mahrez

8º - Jamie Vardy

9º - Gianluigi Buffon e Pepe

11º - Pierre-Emerik Aubameyang

12º - Rui Patricio

13º Zlatan Ibrahimovic

14º - Paul Pogba e Arturo Vidal 

16º - Robert Lewandowski

17º - Toni Kroos, Luka Modric e Dimitri Payet

*Agüero, De Bruyne, Dybala, Godin, Higuain, Iniesta, Koke, Lloris, Müller, Neuer e Sergio Ramos são os 11 jogadores da lista de 30 que não receberam nenhum voto.

 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos