Topo

Nada de China ou serra. Grêmio repete a dose e fará pré-temporada em casa

Maicon realiza treinamento na academia do Centro de Treinamentos do Grêmio - Lucas Uebel/Grêmio
Maicon realiza treinamento na academia do Centro de Treinamentos do Grêmio Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

12/12/2016 11h44

O Grêmio não irá viajar em sua pré-temporada. O clube definiu que realizará o período de treinamentos visando o ano que vem no CT Luiz Carvalho, em Porto Alegre. Os trabalhos começam no dia 11 de janeiro. 

Em contato com a reportagem do UOL Esporte, o presidente Romildo Bolzan Júnior confirmou a informação. A ideia gremista é aproveitar a estrutura montada, de academia, departamento médico, fisiologia, fisioterapia e concentração. 
 
Os jogadores alternarão períodos em casa e hospedados no hotel que serve de base para o clube na capital. A duração, por ser em casa, não está previamente determinada e vai até o início das competições oficiais da temporada.
 
A estratégia repete o feito neste ano, e deu certo. A pré-temporada de Roger Machado já foi no CT, apenas um amistoso realizado no período - diante do Danubio, do Uruguai - e o resultado do ano foi considerado totalmente satisfatório. O time acabou campeão da Copa do Brasil e chegou 'inteiro' no momento mais tenso da temporada. Renato Gaúcho teve praticamente o elenco todo à disposição para os últimos jogos e conseguiu alternar titulares e reservas. 
 
Renato, que deve ser mantido como treinador renovando seu contrato, é favorável a pré-temporada caseira. Em 2011, quando começou o ano no comando do Grêmio, realizou o período de trabalhos no Olímpico. Sendo que na época as condições de trabalho eram bem inferiores pela ausência do CT.
 

China e interior tentaram levar

Três destinos estiveram entre as alternativas rejeitadas pelo Grêmio. O primeiro era a realização do período de treinamentos na China. Com uma parceria para formação de atletas por lá, o Tricolor poderia utilizar tal estrutura para trabalhos, com tudo pago pelo governo, que quer difundir o futebol no país. Porém, a longa viagem e o curto período de trabalhos, além da necessidade de adaptação ao clima e à alimentação, vetaram a ida. 
 
Além disso, duas cidades da serra gaúcha manifestaram interesse em receber o clube. Gramado e Bento Gonçalves. Mas a frequência em eventos sociais e a diferença entre gramados e estrutura justificaram a negativa.