Valorização e 2 anos de contrato. Grêmio abre negociação para manter Renato

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

  • JEFFERSON BERNARDES/AFP

    Renato Gaúcho precisa renovar contrato para permanecer no Grêmio em 2017

    Renato Gaúcho precisa renovar contrato para permanecer no Grêmio em 2017

Grêmio e Renato Gaúcho falaram sempre a mesma coisa: negociar renovação só seria possível ao fim da temporada. E a hora é agora. Com o treinador no Rio de Janeiro, o empresário Gerson Oldenburg será quem receberá a primeira proposta do clube, no começo desta semana. Com aumento de salário e dois anos de contrato, o Tricolor oferecerá sua primeira proposta. 

Os vencimentos de Renato Gaúcho vão crescer. A valorização se dará com base nos objetivos atingidos. O Grêmio foi campeão da Copa do Brasil, apresentou bom futebol até o fim do Brasileiro - enquanto esteve interessado nele - e consolidou uma relação positiva com a torcida. Por isso, o treinador deve se equiparar aos vencimentos mais caros do elenco a partir de um novo vínculo. 
 
Além disso, Portaluppi receberá uma proposta de ligação por dois anos ao clube. Com tal segurança, poderá montar o elenco de acordo com suas preferências. Durante o ano, já alinhou o que considera necessário de reforços e deixou tal relatório com a direção de futebol do clube. O primeiro alvo é um centroavante. 
 
Ainda não houve tal oferta. Partirá do Grêmio convocar o agente de Renato para uma reunião, que não deve ultrapassar quarta-feira desta semana, para apresentar o que pretende do técnico. Os números serão avaliados e a negociação dará os primeiros passos. 
 
Internamente, o Grêmio não se preocupa com o 'efeito 2013'. Na ocasião, o Tricolor pretendia renovar com o técnico, mas a valorização salarial pedida por ele foi considerada além do que a agremiação suportava pagar. Desta forma, não foi possível a manutenção para 2014, e veio Enderson Moreira. 
 
Para 2017, o clube não medirá esforços para manter Renato Gaúcho. Segundo o presidente Romildo Bolzan Júnior, ele 'só não segue no Grêmio se não quiser'. 
 
A boa relação com a direção, ainda, pode pesar para um desfecho positivo. O treinador tem ambiente totalmente positivo junto ao comando do clube. Desta forma, a tendência é que tudo se acerte em poucas rodadas de negociação. 
 

Mercado começa a se movimentar

 
Enquanto isso, o Grêmio começa a se movimentar no mercado de transferências. Quer acertar os últimos detalhes da negociação com o volante Michel, do Atlético-GO nos próximos dias. Ainda avalia o mercado atrás de um centroavante. Já o atacante Luan é novamente alvo de especulações de clubes do exterior. O comando gremista garante, de pronto, que não recebeu qualquer oferta por ele até então. 
 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos