Topo

Valorização e 2 anos de contrato. Grêmio abre negociação para manter Renato

Renato Gaúcho precisa renovar contrato para permanecer no Grêmio em 2017 - JEFFERSON BERNARDES/AFP
Renato Gaúcho precisa renovar contrato para permanecer no Grêmio em 2017 Imagem: JEFFERSON BERNARDES/AFP

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

12/12/2016 06h00

Grêmio e Renato Gaúcho falaram sempre a mesma coisa: negociar renovação só seria possível ao fim da temporada. E a hora é agora. Com o treinador no Rio de Janeiro, o empresário Gerson Oldenburg será quem receberá a primeira proposta do clube, no começo desta semana. Com aumento de salário e dois anos de contrato, o Tricolor oferecerá sua primeira proposta. 

Os vencimentos de Renato Gaúcho vão crescer. A valorização se dará com base nos objetivos atingidos. O Grêmio foi campeão da Copa do Brasil, apresentou bom futebol até o fim do Brasileiro - enquanto esteve interessado nele - e consolidou uma relação positiva com a torcida. Por isso, o treinador deve se equiparar aos vencimentos mais caros do elenco a partir de um novo vínculo. 
 
Além disso, Portaluppi receberá uma proposta de ligação por dois anos ao clube. Com tal segurança, poderá montar o elenco de acordo com suas preferências. Durante o ano, já alinhou o que considera necessário de reforços e deixou tal relatório com a direção de futebol do clube. O primeiro alvo é um centroavante. 
 
Ainda não houve tal oferta. Partirá do Grêmio convocar o agente de Renato para uma reunião, que não deve ultrapassar quarta-feira desta semana, para apresentar o que pretende do técnico. Os números serão avaliados e a negociação dará os primeiros passos. 
 
Internamente, o Grêmio não se preocupa com o 'efeito 2013'. Na ocasião, o Tricolor pretendia renovar com o técnico, mas a valorização salarial pedida por ele foi considerada além do que a agremiação suportava pagar. Desta forma, não foi possível a manutenção para 2014, e veio Enderson Moreira. 
 
Para 2017, o clube não medirá esforços para manter Renato Gaúcho. Segundo o presidente Romildo Bolzan Júnior, ele 'só não segue no Grêmio se não quiser'. 
 
A boa relação com a direção, ainda, pode pesar para um desfecho positivo. O treinador tem ambiente totalmente positivo junto ao comando do clube. Desta forma, a tendência é que tudo se acerte em poucas rodadas de negociação. 
 

Mercado começa a se movimentar

 
Enquanto isso, o Grêmio começa a se movimentar no mercado de transferências. Quer acertar os últimos detalhes da negociação com o volante Michel, do Atlético-GO nos próximos dias. Ainda avalia o mercado atrás de um centroavante. Já o atacante Luan é novamente alvo de especulações de clubes do exterior. O comando gremista garante, de pronto, que não recebeu qualquer oferta por ele até então.