Topo

Guardiola pede tempo e cita "ídolo" Ferguson: "Foi campeão após 11 anos"

Reuters / Darren Staples
Imagem: Reuters / Darren Staples

Do UOL, em São Paulo

13/12/2016 18h41

Vindo de duas derrotas consecutivas no Campeonato Inglês, Pep Guardiola começa a ter seu trabalho contestado no Manchester City. Questionado sobre o baixo desempenho da equipe na temporada, o espanhol pediu tempo e citou Alex Ferguson, a quem chamou de “ídolo”.

“Sir Alex Ferguson, meu ídolo, não ganhou o título por 11 anos. O Liverpool não o vence há 25. Sobre o último mês, tenho que aceitar, os resultados não têm sido bons. Mas temos que melhorar o que eu acredito, e não mudar. Quando isso não funciona, você tem que ser forte. Tenho que aceitar as opiniões dos ex-jogadores, da mídia, dos fãs não ganhar, mas eu desejo e espero que eles vão me dar um pouco mais de tempo”, afirmou Guardiola, em entrevista coletiva.

O período de jejum de Ferguson no comando do Manchester United até conquistar seu primeiro Campeonato Inglês, na verdade, durou seis anos. O treinador chegou ao Old Trafford em 1986 e só veio conquistar a taça na temporada 1992/93. Nesse período, sofreu constante pressão para ser demitido pela falta de resultados.

Apesar das 21 taças conquistadas na carreira, Guardiola não tem tido vida fácil no Manchester City. Nas últimas 15 partidas do clube inglês, foram apenas quatro vitórias. A equipe se classificou na segunda colocação para as oitavas de final da Liga dos Campeões e está em quarto no Campeonato Inglês, sete pontos atrás do líder Chelsea.

“Não existem projetos de longo prazo no futebol. Você tem que ganhar e se você imediatamente não ganhar, você terá problemas. Você tem que minimizar os erros para ganhar as partidas, mas eu acredito na maneira como gosto de jogar, então me desculpe: não posso mudá-la”, completou Guardiola.

Quer receber notícias do Manchester City de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.