Topo

Médico diz que conversa com Alan acalmou Neto e programa volta ao Brasil

Leandro Carneiro

Do UOL, em São Paulo

13/12/2016 13h45

As notícias são boas para o último sobrevivente da tragédia aérea envolvendo a comissão técnica da Chapecoense. Nesta terça-feira, momentos depois de Alan Ruschel e Rafael Henzel embarcarem ao Brasil, o médico Ferney Alexander, diretor-médico do hospital San Vicente Fundacion, falou sobre a evolução de Neto. Ele até revelou uma conversa que o zagueiro teve com os sobreviventes que retornaram ao país.

“Neto está na unidade de cuidados especiais. Ontem, se despediu de Jackson (Follman) e à noite, a pedido de Neto e Alan, levamos Alan para eles conversarem um pouco. Consideramos que isso tranquilizou um pouco a Neto e melhorar seu estado anímico. Esperamos que siga evoluindo e começaremos estudar a logística de transporte de Neto nos próximos dias”, disse.

A expectativa dos médicos é que Neto retorne ao Brasil nesta semana, entre quinta e sexta-feira, mas tudo dependerá da logística.

“Temos de coordenar os aspectos médicos de Neto para que o transporte seja seguro e considerar alguns aspectos logísticos. Esperamos que entre quinta e sexta-feira isso possa acontecer, mas não temos uma data fixa”, completou.

O médico da Chapecoense Edson Stakonski também falou sobre o estado clínico do zagueiro.

"Neto passou para as unidades de semi-intensivo. Está bem. Recebeu a notícia da família e nós sobre acidente. Está encarando bem. Está entendendo. Achando que foi segunda chance. Evoluindo bem e estamos programando a transferência", disse.

"Fizemos tomografia de tórax verificar se não tem pneumotorax, ver se não tem ar fora do pulmão e entre a caixa torácica. Que esse ar não possa se expandir quando se sobe a altitude maior e faça uma compressão pulmonar. Fizemos tomografia e vai avaliar. Ver se vai precisar colocar dreno, mais para tirar ar. Fez isso com Rafael ontem que vai transporte mais seguro. Quase certeza que se a logística ajudar e ele evoluir bem, estaremos no Brasil e a família", finalizou.

Neto foi o último dos sobreviventes a ficar sabendo do acidente. Com uma perda de memória, o zagueiro só foi informado sobre o que realmente havia acontecido na noite da última segunda-feira.

Quer receber notícias da Chapecoense de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.