Preterido pelo Grêmio vira artilheiro no Chile e pode ser campeão

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

  • Divulgação/Everton

    Braian Rodríguez comemora gol pelo Everton, do Chile, e pode ser campeão nesta quarta

    Braian Rodríguez comemora gol pelo Everton, do Chile, e pode ser campeão nesta quarta

Quando foi liberado pelo Grêmio ao fim de seu contrato, Braian Rodríguez não deixou saudades. Já poderia ter saído até antes, pois estava fora dos planos desde o ano passado. Mas a ida ao Everton, do Chile, só se confirmou em junho deste ano. E menos de um ano depois, ele foi do ostracismo à artilharia. 

Com 30 anos, o centroavante é o goleador da Copa do Chile com cinco gols em sete partidas. Jogará, na quarta-feira, a final da competição contra o Colo-Colo. Poderá sagrar-se campeão poucos meses depois de deixar o total abandono em Porto Alegre. 
 
Contando com os jogos pelo Apertura Campeonato Chileno, Braian soma 18 partidas e 9 gols. Média de um gol a cada dois jogos vestindo o azul e amarelo do time de Vinha del Mar. Nos últimos compromissos, fez dois na vitória por 3 a 2 e depois mais um na vitória por 1 a 0, ambas sobre o Audax Italiano na semi da Copa. 
 
No Grêmio, Braian foi contratado por indicação de Luiz Felipe Scolari. O treinador pedia um centroavante de área, de imposição física para seu esquema de jogo. Porém, disputou poucas partidas com o técnico no comando. Marcou o único gol vestindo a camisa do Grêmio logo em sua estreia. Pouco depois Felipão deu lugar a Roger Machado e as chances ficaram cada vez mais raras. 
 
No fim de 2015, a direção gremista procurou Braian e o liberou para procurar clube. Com contrato, ele permaneceu ligado ao Grêmio por seis meses sem entrar em campo uma vez sequer. Ocupou seu tempo com carros e o visual 'pop-star' na capital gaúcha. Em seguida foi para o Everton e recuperou o bom futebol mostrado no Huachipato, também do Chile, que o fez ir para o futebol espanhol e depois ao Tricolor. 
 
Clubes maiores do país como Universidad Católica e Universidad de Chile já cogitam investir no atleta, segundo a imprensa de lá. Tudo após a recuperação da carreira longe de Porto Alegre. 
 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos