Topo

Eles invadem estádios como o Camp Nou de madrugada e pelo alto: "divertido"

Integrantes do Munki Motion fazem graça em invasão noturna ao estádio do Ajax, na Holanda - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Bruno Freitas

Do UOL, em São Paulo

14/12/2016 06h00

Estar em alguns estádios da Europa faz parte do sonho de muitos fanáticos por futebol ao redor do mundo. No entanto, um grupo de amigos holandeses criou uma maneira bastante inusitada de viver essa experiência – desprezando ingressos e, principalmente, os acessos convencionais para torcedores. Esses jovens vêm fazendo sucesso na internet com vídeos em que invadem arenas famosas pelo alto, durante a madrugada.

O Munki Motion é um grupo de praticantes de Parkour, que decidiu gravar vídeos ousados para divulgar seus serviços comerciais, que vão desde gravação de comerciais a atuação como dublês. Nos últimos meses, o grupo holandês atraiu atenção com escaladas arriscadas à Arena de Amsterdã, casa do Ajax, e ao Camp Nou, o icônico estádio do Barcelona. Tudo sem equipamentos de segurança, só na base das técnicas de deslocamento por trajetos desafiadores.  

O UOL Esporte conversou com Joachim Dinkelman, um dos criadores do Munki Motion. O holandês contou detalhes dos vídeos já publicados e deixou no ar que mais invasões estão por vir.   

Qual a intenção do projeto em estádios de futebol?
"Nós não temos um objetivo específico de escalar estádios de futebol, mas eles são estruturas muito interessantes de escalar e é um bom desafio explorar construções altas assim."

Que tipos de respostas vocês têm conseguido com esses vídeos?
"Temos recebido uma resposta positiva do nosso público. Eles parecem gostar mais dos vídeos em estádios. Acho que porque a maioria das pessoas conhece esses lugares e já viram eles em várias oportunidades, mas nunca dessa forma."

Qual foi a sensação de chegar até o gramado do icônico Camp Nou?
"Foi realmente indescritível estar naquele campo. Nos primeiros momentos a gente não podia nem acreditar que estava no mesmo gramado em que todos aqueles grandes jogadores atuam. Foi uma experiência muito divertida."

Vocês já tiveram problemas com a polícia ou com outras autoridades?
"Até o momento não tivemos problemas com polícia ou autoridades. Nós somos sempre cuidadosos e respeitosos com os proprietários ao nunca quebrarmos nada, nem mesmo forçamos nossa entrada. Esse é apenas um hobby para a gente, não queremos prejudicar ninguém ao fazer isso."

Vocês têm planos de gravar vídeos em outros estádios de futebol?
"Nós pensamos em alguns outros estádios, mas também outras construções. Claro que quando mencionamos essa intenção, sabemos que isso pode jogar contra nós. Prometemos que alguns projetos muito legais estão em andamento. Estarão breve estarão em nosso vlog."

A moda vai pegar? Estádios de Londres já foram invadidos

A incursão noturna pelos tetos de estádios da Europa ganhou recentemente mais adeptos. Dois ingleses de Londres também vêm atraindo atenção na internet com vídeos de escaladas. A dupla já esteve no Estádio Olímpico, casa do West Ham, e no Emirates Stadium, do Arsenal. “Loucura pensar que conseguimos nos infiltrar em dois estádios da Premier League sem sermos pegos'', manifestou um dos jovens, na internet.