Topo

Zagueiro Neto deixa a Colômbia e inicia viagem de volta ao Brasil

Do UOL, em São Paulo

15/12/2016 12h43Atualizada em 15/12/2016 21h53

O zagueiro Neto embarcou nesta quinta-feira (15) rumo ao Brasil e foi o último brasileiro sobrevivente da tragédia aérea com a delegação da Chapecoense a deixar a Colômbia. O voo com o jogador decolou às 13h28 (de Brasília) e tem previsão de chegada a Chapecó às 21h. 

Neto deixou a Colômbia em um avião-ambulância, assim como aconteceu com os outros brasileiros sobreviventes do acidente que matou 71 pessoas no último dia 29.

Antes dele, Jackson Follmann, Alan Ruschel e Rafael Henzel retornaram ao país. Alan Ruschel, inclusive, deve receber alta nesta sexta (16).

“Ele está com um pouco de medo de voar, é normal. Mas a gente vai tranquilizar durante todo o voo”, disse o cardiologista Francisco Souto, chefe médico da aeronave.

Já o médico Edson Stakonski explicou a situação clínica do zagueiro. “Exames mostraram que o Neto está muito bem, a tomografia não mostrou nenhum pneumotórax, o exame de sangue não mostrou sinal de infecção. Clinicamente está muito bem. Terminando a parte de antibiótico em Chapecó e evoluindo bem, ele poderá ir para casa”, disse.

 A aeronave chegou a Manaus por volta das 16h45. Em solo amazonense, Souto voltou a falar sobre a viagem e o atendimento de Neto durante a transferência do zagueiro da Chapecoense.

"Iniciamos a missão ao meio-dia e chegamos com segurança. Ele está consciente, orientado. Está sendo um voo descontraído. Durante o voo ele está sendo medicado, estamos dando condição para ele chegar bem a Chapecó. Fizemos essa escala técnica em Manaus para abastecer a aeronave. Vamos direto a Chapecó. Vamos trabalhar com esse horário (21h30, 22h)", disse Francisco Souto, chefe da equipe médica.

Recuperação

Os médicos que atenderam Neto no hospital San Vicente Ferney Rodríguez Tobón admitiram que o jogador surpreendeu na recuperação e retornará ao Brasil antes do que esperado. 

Neto ficará internado na Unimed de Chapecó. A equipe do hospital já tem estrutura toda montada para a chegada do jogador, conforme informou a médica Carolina Ponze em entrevista coletiva nesta quinta (15). 

"A chegada do Neto será nos mesmos moldes do Alan e do Rafael. Sabemos das lesões que ele tem e estamos preparados para recebe-lo. Tivemos acesso aos relatórios e o Neto vem com o médico Edson Stakonski, que certamente continuará acompanhando Neto aqui. Precisamos avaliá-lo, entender mais as condições dele. A preparação é essa e estamos prontos para recebe-lo", completou a médica. 

A tripulante Ximena Suarez ainda está recebendo cuidados na Clínica Somer, na Colômbia, e deve voltar à Bolívia nesta sexta (16). 

Quer receber notícias do seu time de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.