Topo

Falência de time na Inglaterra deixa jogador desempregado aos 81 anos

Dickie Borthwich defendeu o Wyke Rangers por 40 anos; agora, procura novo clube - TomWren/BNPS
Dickie Borthwich defendeu o Wyke Rangers por 40 anos; agora, procura novo clube Imagem: TomWren/BNPS

Do UOL, em São Paulo

16/12/2016 18h49

Dickie Borthwick procura um clube para seguir sua carreira como jogador de futebol na Inglaterra. Sua última equipe, o Wyke Rangers, atuava em ligas amadoras, mas fechou as portas. Agora, Borthwick corre para encontrar um novo clube.

Seria uma história razoavelmente comum - se Dickie Borthwick não tivesse 81 anos.

Considerado o jogador mais velhor em atividade no Reino Unido, Borthwick joga futebol com regularidade em times adultos desde 1948. Nas últimas quatro décadas, defendeu o Wyke Rangers – que, em meio a dívidas, foi obrigado a fechar as portas.

Borthwick (em destaque) começou a jogar em times adultos na década de 1940; jogador diz ter feito mais de 400 gols e disputado 1,6 jogos - Daily Mirror/Reprodução - Daily Mirror/Reprodução
Borthwick começou a jogar em times adultos na década de 1940; jogador diz ter feito mais de 400 gols e disputado 1,6 jogos
Imagem: Daily Mirror/Reprodução
De acordo com o jornal britânico Daily Mirror, o jogador foi convidado para jogar em uma liga de veteranos, na qual os atletas apenas caminham em campo, sem correr. Borthwick, porém, não gostou do convite recebido.

“Ainda estou em forma, tanto fisicamente quanto mentalmente”, disse o jogador ao jornal. “Ainda tenho minha habilidade. Você não perde isso”, completou.

Para se manter em atividade, Dickie Borthwick tem atuado em partidas beneficentes com outros atletas de mais idade. Mas isso também não tem agradado. “O problema é que não há muitos jogadores veteranos por aí”, explica.

Para continuar jogando, Dickie deixou de fumar – consumia 30 cigarros por dia – e passou a tomar chá. Ao longo da carreira, iniciada aos 12 anos, ele afirma ter disputado 1,6 mil jogos, marcando mais de 400 gols.

Enquanto espera para definir seu destino, o jogador mais velho do Reino Unido diz ter recebido ofertas para disputar jogos em países como Estados Unidos, Portugal e Polônia. A meta, segundo ele, é atuar a cada 15 dias.

Quer receber notícias do seu time de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.