Topo

Sem Dorival e Guto, Corinthians busca detalhes de campeão da Libertadores

AFP PHOTO / Toshifumi KITAMURA
Imagem: AFP PHOTO / Toshifumi KITAMURA

Dassler Marques e Thiago Fernandes

Do UOL, em São Paulo e Belo Horizonte

17/12/2016 15h17

Guto Ferreira foi sondado, mas os valores envolvidos assustaram. Já Dorival Júnior recusou oferta para deixar o Santos. Assim, a dificuldade do Corinthians em encontrar o treinador para a temporada 2017 faz com que a diretoria abra seu leque de opções. É aí que pode entrar Reinaldo Rueda.

Oferecido por um empresário brasileiro que tem procuração para representá-lo no país, o treinador colombiano do Atlético Nacional-COL, atual campeão da Copa Libertadores, é nome hoje estudado dentro da diretoria do Corinthians. Ele tem o desejo de trabalhar no Brasil.

Abordado pelo representante assim que Oswaldo de Oliveira foi demitido, o diretor de futebol Flávio Adauto solicitou um e-mail com informações sobre Rueda, 59 anos. Nas últimas horas, novos contatos foram realizados, inclusive por parte do presidente corintiano Roberto de Andrade com o comandante colombiano - ele está no Japão em disputa do Mundial de Clubes com o Nacional.

Não há garantias, porém, de que Reinaldo Rueda seja um Plano A nesse momento. O Corinthians trabalha em diferentes frentes e analisa alternativas. Além disso, dentro da diretoria e principalmente por parte do presidente há certa resistência com a contratação de um comandante estrangeiro. O último foi Daniel Passarela, que fracassou em 2005. É certo, porém, que o nome dele é analisado de forma criteriosa.

Ao contrário de Dorival Júnior e Guto Ferreira, não há entraves contratuais para assinar com Reinaldo Rueda. O colombiano tem vínculo próximo do fim e está livre para a temporada 2017. Ele tem passagens importantes pelas seleções de Honduras e Equador, respectivamente qualificadas por ele às últimas duas edições da Copa do Mundo.

Na sequência da ida de Juan Carlos Osório ao São Paulo em 2015, Rueda assumiu o Atlético Nacional e ganhou dois títulos nacionais (um do Campeonato e outro da Copa), além da Libertadores 2016. No Mundial de Clubes recente, foi surpreendido pelo Kashima Antlers-JAP na semifinal.