Time japonês encara o Real sonhando repetir feito do Corinthians no Mundial

Do UOL, em São Paulo

  • Getty Images

    Corinthians se classificou para o Mundial de Clubes de 2000 por ser campeão nacional do país-sede

    Corinthians se classificou para o Mundial de Clubes de 2000 por ser campeão nacional do país-sede

O Kashima Antlers não foi campeão da última edição da Liga dos Campeões. Apesar disso, o time japonês conseguiu uma vaga no Mundial de Clubes da Fifa e se prepara para fazer história. Campeão nacional em 2016, a equipe se prepara para a final contra o Real Madrid, neste domingo (18), em busca de um feito que apenas uma equipe conseguiu: o Corinthians.

Assim como o Kashima, o time paulista também não havia sido campeão da Libertadores de 1999 quando disputou o Mundial em 2000. Naquele ano, o primeiro da nova versão do torneio da Fifa, o Corinthians participou como campeão brasileiro do ano anterior – o Vasco era o outro brasileiro, mas entrou por ser o campeão da Libertadores de 1998.

Naquela ocasião, o Corinthians venceu o Vasco nos pênaltis e se sagrou campeão mundial. Passadas 12 edições do atual modelo da competição, a equipe paulista segue sendo a única a não ter vencido o torneio continental para conquistar o mundo. Em 2012, aí sim como campeão da Libertadores, o Corinthians levantou a taça pela segunda vez.

Depois de surpreender o Atlético Nacional e vencer por 3 a 0 na semifinal, os jogadores do Kashima Antlers têm consciência que superar o poderoso Real Madrid não é uma tarefa fácil. Mas não encaram como algo impossível: "Não quero ser lembrado por simplesmente poder dizer que jogamos a final. Quero que o Kashima fique para a história por seu desempenho nesse torneio", afirmou o meia Shoma Doi, ao site da Fifa.

Mesmo que não consiga a taça no domingo, às 8h30 (de Brasília), o Kashima Antlers já está marcado na história do futebol japonês. A equipe foi a primeira do país a alcançar o feito de avançar até a final do Mundial de Clubes.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos